III Olimpíada de Matemática é realizada pela Escola Santa Esmeralda
A Escola Santa Esmeralda realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma gincana entre os alunos do ensino médio. A competição faz parte da programação final da III Olimpíada de Matemática.
De acordo com a diretora do Colégio Santa Esmeralda, Lusineide Afonso de Almeida, cerca de 170 alunos das cinco turmas do ensino médio participam da olimpíada que tem um cunho social, educador e cientifico. A diretora explicou que as atividades da gincana começaram há cerca de 15 dias, envolvendo os alunos em ações sociais e comunitárias que somam pontos na classificação final.
“Os alunos iniciam a gincana arrecadando alimentose roupas que depois serão doadas em instituições sócias da cidade. Estimular iniciativas solidárias faz parte do nosso projeto pedagógico”, afirmou a diretora”.
Lusineide Almeida disse ainda que a gincana realizada na manhã desta sexta-feira(28) é a culminância da olimpíada, onde alunos e professores se engajam para realizar as provas que envolvem diversas atividades .
"Com a realização da gincana estamos promovendo solidariedade, integração e estimulando a prática do conhecimento científico”, informou Lusineide.
Para o professor de matemática, Valdisbel de Souza, um dos idealizadores da olimpíada, o projeto tem caráter interdisciplinar com a realização de provas físicas, raciocínio lógico, cálculo, dentre outras modalidades. Ele afirmou que a interação entre os alunos fica muito mais evidente durante esse período da olimpíada, inclusive eliminando birras que são comuns entre os adolescentes nessa fase da vida.
“Antes do início da olímpiada tinha uma turma de alunos que estava acontecendo muita rivalidade entre eles. Quando eles tiveram que formar a equipe para participar da competição todas as birras, diferenças foram eliminadas”, revelou o professor.
A Olimpiada de Matemática será encerrada no final da manhã, além das pontuação que conta como somatória nas notas dos alunos, as equipes vencedoras também vão ganhar troféus e medalhas.