Em seis meses, Maceió ganhará a Casa da Gestante

O governador Renan Filho, nesta terça-feira, 8, durante a inauguração da Base Descentralizada do Samu, no bairro da Serraria, assinou a ordem de serviço para as obras de reforma da Escola de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal) e para a Casa da Gestante, ambas pertencentes à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
A obra da Casa da Gestante, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), terá 20 leitos ofertados às gestantes e puérperas de alto risco. Orçada em R$ 520 mil, a Casa servirá de apoio às mães que moram no interior e que por motivos de saúde delas ou de seus bebês, precisarem estar perto da Maternidade Escola Santa Mônica.
Esse novo espaço humanizará o atendimento às gestantes de alto risco vindas de outros municípios e que precisarem de cuidados especiais. “É necessário que todos estejam cientes de que a saúde se faz com pessoas e estas não podem ser substituídas por máquinas”, pontuou Renan Filho.
O reitor em exercício da Uncisal, Paulo Medeiros, destacou a importância do novo espaço e disse que “a Casa da Gestante funcionará como uma residência, com cozinha, sala e todos os espaços que tornem o ambiente o mais confortável possível para as hospedes que, além do espaço especialmente criado para elas poderão contar também com o apoio de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, médicos enfermeiros e toda a equipe da maternidade”.
A Casa da Gestante, que se localiza ao lado da Maternidade Santa Mônica, terá sua obra concluída em seis meses.
Com o objetivo também de dar apoio às mães do interior e que tem seus filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), este com certeza “será um espaço para melhorar a atenção materno infantil em Alagoas”, destacou a secretária de Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Etsal
Na mesma solenidade, Renan Filho assinou a ordem de serviço para a reforma da Escola Técnica de Saúde. A obra tem um custo estimado em R$ 200 mil. Ela vai proporcionar a ampliação dos espaços de salas de aula. Vale lembrar que a Etsal é a única escola pública estadual para a formação técnica em saúde de Alagoas. Ela atua qualificando a mão de obra dos trabalhadores da saúde pública em todos os municípios alagoanos.
Defendendo que na saúde é preciso fazer muitas coisas novas, porém é necessário fazer também funcionar o que já existe, o governador reforçou que “o estado tem uma dívida histórica com a Etsal por tudo o que ela representa para a formação de profissionais de nível médio na área da saúde”.
A conclusão da obra está estimada num prazo de cinco meses.
Últimas notícias

Dez meses após separação, mulher é morta a tiros pelo ex-marido em Delmiro Gouveia

Casal trabalha para retirar vazamento em sistema de Rio Largo nesta segunda (29)

Alunos simulam "motel" e fazem dança erótica durante gincana escolar

Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz

Rapper Oruam deixa presídio de Bangu após decisão do STJ

Câmara homenageia Claydson Mourinha e José Neto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
