Observatório do Cepa abre domingo para eclipse lunar
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estará aberto especialmente neste domingo (27) a partir das 20h, para receber as pessoas que queiram observar o próximo eclipse lunar.
A observação em pelo menos três telescópios é gratuita e o observatório fica no final do Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió.
De acordo com o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL, o fenômeno pode ser visto a olho nu e deve começar por volta das 21:11 de domingo, terminando na madrugada de segunda-feira (28) por volta das 2:22 da manhã.
Apesar de começar por volta das 21h11, o fenômeno só será percebido com maior impacto a partir das 22:30, quando metade da lua estará encoberta pelo eclipse. O momento de maior escuridão será entre 23h11 e 00h23.
“Além do observatório, será possível visualizar o eclipse de qualquer ponto de Maceió”, destacou o professor Aubert. Segundo ele, paralelamente ao evento, o observatório realizará algumas atividades. “Vamos tirar fotos, fazer a cronometragem da cratera lunar e medir o grau de escurecimento do fenômeno”, informou o professor.
OAGLL
O Observatório Astronômico do Cepa, como é conhecido o OAGLL, integra o Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) e está em operação desde abril de 2009, tendo por finalidade desenvolver ações de ensino, divulgação e popularização da Astronomia.
O espaço, que promove atividades em parceria com a Usina Ciência da Ufal e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceeal), está aberto para a visitação pública todas terças, quintas e sábados das 19h às 22h.
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
