Casal vai contratar empresa para retirar vazamentos em Arapiraca
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai contratar, em caráter emergencial, uma empresa especializada para retirar vazamentos na rede de distribuição de água de Arapiraca. O processo já está em tramitação e a previsão da Companhia é de que nos próximos 30 dias a nova empresa comece a atuar. A revelação foi feita pelo presidente da Casal, Clécio Falcão, durante reunião de trabalho realizada no último dia 14, na Câmara Municipal de Arapiraca, para discutir e buscar alternativas para os problemas de abastecimento do município.
Na oportunidade, Clécio Falcão também anunciou, como medidas de curto prazo, o reforço do anel da adutora que passa pela AL-220, a implantação de mil metros de tubulação de 300mm de diâmetro para permitir o aumento de vazão e, consequentemente, melhorar o abastecimento de água da parte alta da cidade (essa tubulação vai operar simultaneamente com a tubulação existente, que possui diâmetro de 150mm) e a troca de 180m de adutora de 100mm, que passará para 290mm, a fim de melhorar o abastecimento de Coité do Nóia.
Como providências de médio prazo, o presidente da Casal citou a licitação de uma empresa que será remunerada com acréscimo de arrecadação (contrato de performance ou por resultado) e que atuará nas 10 maiores cidades do Estado, exceto a capital, na execução de serviços como ampliação e substituição de redes de distribuição de água, readequação de ramais prediais, implantação e substituição de hidrômetros, entre outros.
Clécio Falcão explicou que esses serviços podem ser feitos pela CAB Águas do Agreste, empresa parceira da Casal, caso aceite a proposta da companhia. “Essa proposta já foi feita e estamos aguardando resposta”, afirmou o gestor, acrescentando que, se tal iniciativa não for aceita, será realizada licitação para contratação de outra empresa, o que deverá ocorrer até o final de dezembro próximo. A pretensão da Casal, de acordo com Clécio Falcão, é começar janeiro com a contratação dessa nova empresa.
Além dessas providências da Casal, outras ações envolvendo a Companhia e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foram discutidas na reunião da Câmara de Vereadores de Arapiraca, que contou com a participação do secretário Alexandre Ayres, da prefeita Célia Rocha, do vice-prefeito Yale Fernandes e do secretário municipal de Obras, Valdeir Galindo, além de vereadores e do gerente da Casal no Agreste, Tácito Marques.
Novo encontro foi marcado para fevereiro, quando será feita uma avaliação das ações desenvolvidas pela Semarh e pela Casal, dentro do que foi discutido e estabelecido na reunião do dia 14 de outubro corrente.