Prefeitura e PM promovem reordenamento no Tabuleiro

A Prefeitura de Maceió, em parceria com a Polícia Militar do Estado, executou a a operação de reordenamento na região da Feirinha do Tabuleiro, no início da manhã deste sábado (24). Várias secretarias e órgãos atuaram para reorganização do espaço, que é o segundo maior mercado público da cidade.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), participaram da operação as superintendências de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), de Transportes e Trânsito (SMTT). A operação também mobilizou a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), que disponibilizou 32 agentes e quatro viaturas da Guarda Municipal, em dois turnos, e duas equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar.
Divididos em duas equipes, os agentes públicos percorreram toda a área da Avenida Maceió, abordando ambulantes e comerciantes e retirando aqueles que estavam em situação irregular. O objetivo da ação é liberar a região, que é bastante movimentada durante todo o dia, e desobstruir os espaços públicos para o tráfego de veículos e a livre passagem de pedestres.
A diretora de Abastecimento da Semtabes, Íria Almeida, explicou que o órgão vem atuando nessa questão e também atende a uma solicitação da própria comunidade que frequenta e trabalha no local. “Essa operação é fruto de um trabalho integrado, assim como é toda ação de reordenamento de mercados e feiras. Só com o empenho da Prefeitura, a colaboração dos comerciantes e da população é que conseguiremos mudar para melhor a realidade destes equipamentos públicos da capital de Alagoas. Por isso, esta mesma ação acontecerá nas outras feiras e mercados”, informou.
O diretor de Fiscalização da SMCCU, Dorgival Ferreira, disse que foram mobilizados 18 agentes do órgão, divididos em duas equipes. “Nosso objetivo é manter a ordem, desobstruir espaços ocupados irregularmente e atender o que está determinado no Código de Posturas do Município. Esta não é uma ação isolada. Já estivemos aqui há 15 dias, orientando e conversando com os comerciantes e hoje percebemos melhorias”.
Sobre os irregulares, o diretor foi enfático: “Aqueles que insistirem em desobedecer serão abordados e seu material será recolhido. Como as frutas e verduras são perecíveis, elas serão doadas. Já as bancas e carrinhos serão levados para a sede da SMCCU e poderão ser retirados a partir de segunda-feira”.
Representante da Diretoria de Operações da Slum, Ângela Silva explicou o sistema de operações do órgão. “Contamos com 20 agentes dando suporte às equipes de fiscalização, uma caçamba e a máquina para retirada de entulhos. Estamos também com 25 homens da equipe de varrição. A Slum está sempre presente, dando suporte nas ações, além do trabalho que já desenvolve frequentemente nessa área”.
Diretor dos dois espaços, Edvalcio Monteiro comemorou a ação. “Moradores do Tabuleiro e de bairros como Rio Novo e Fernão Velho vêm até aqui. O volume de pessoas aqui é muito grande. Essa ação é muito bem-vinda. Já melhorou e a tendência é melhorar ainda mais para os feirantes e para a população”.
O aposentado Mário Gomes frequenta a feirinha todo sábado, sempre nas primeiras horas da manhã, há mais de 30 anos. “De uns dias para cá, a gente percebe que a situação melhorou sim. Já dá para circular melhor. A Prefeitura está de parabéns por esse trabalho. Era isso que a população queria”, comentou.
Ivanildo Santos também é comerciante na região. Há oito anos, ele comercializa biscoitos e laticinios, sempre com a permissão legal da SMCCU e com a autorização da dona do estabelecimento onde ocupa parte da calçada. Há 6 meses, ele investiu em um pequeno “trailler” que permite que diariamente ele retire o equipamento do espaço público.
“Tem que fazer tudo certo. Com isso, ganhei mais clientes e ajudo a manter a ordem. É prático e organizado”, comenta. Ivanildo paga menos de R$ 60 para ter a permissão legal da SMCCU para comercializar sua mercadoria sem transtornos.
A ação aconteceu de forma pacífica e o próximo passo será uma nova operação na parte interna da Feirinha para limpeza da área.
Últimas notícias

Clientes fazem fila para comprar bolo vulcão que viralizou na orla de Maceió

Motociclista perde controle de veículo e se choca contra poste em Palmeira dos Índios

'Rainha das aves': veterinária viraliza como 'encantadora' de pets voadores

Rua Chen Chung Hsin: como mudança em nome atrapalha rotina de moradores em Ribeirão Preto, SP

Desconhecidos se fotografam no mesmo lugar; anos depois, se apaixonam e notam a coincidência

Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na PB: 'Não desisti do meu sonho de infância'
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
