Gincana Penedense de Pesca e Arremesso acontece em novembro
O evento é um dos mais tradicionais da região e atraí todos os anos cerca de 100 equipes de diferentes partes do Brasil. E segundo a diretoria do Clube de Pesca de Penedo (Capespe), a 44ª Gincana Penedense de Pesca de Arremesso está nos últimos preparativos.
A data para mais uma edição foi definida e vai acontecer nos dias 13, 14, e 15 de novembro, nos municípios de Penedo e Piaçabuçu, na Praia do Pontal do Peba. “A festa já faz parte da cultura esportiva da nossa região. Os amantes da pesca esportiva de todo o Brasil conhecem nossa festa. E a Prefeitura de Penedo como sempre fez, vai participar apoiando o grande evento”, garantiu o prefeito Marcius Beltrão.
De acordo com o presidente do Capespe, a festa como de costume, começa por Penedo. “A abertura começa por Penedo, com o tradicional desfile das equipes pelas ruas da cidade. A fase da pescaria acontece na Praia do Pontal do Peba, no sábado (14) e domingo (15). E a premiação, prevista para ocorrer às 13hrs”, explicou Walter Brito.
No sábado (14) pela manhã já na praia, ocorre o sorteio de localização de raia, com início da 1ª etapa de pesca às 13hrs e encerrando por volta das 17hrs. No dia seguinte, a 2ª etapa começa às 06hrs e encerra 10hrs. Com o término, os fiscais recolhem o pescado para pesagem.
Para o evento ocorrer, o Ministério da Pesca foi oficializado para análise e posterior liberação. Durante a Gincana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), fazem todo o monitoramento.
Com o intuito de preservar o meio ambiente, como regra principal do evento, peixe inferior a 20 centímetros, se fisgado por alguma equipe, deve ser imediatamente devolvido ao mar. Todo o peixe pescado durante os dois dias, será destinado para instituições de caridade de Penedo e Piaçabuçu.
Participaram do encontro na sede do Executivo, além do prefeito Marcius Beltrão, o presidente e vice do Capespe, Walter Brito e Costa Filho e, o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes.
Últimas notícias
Filho de Alves Correia atualiza melhora do radialista: “Já respira sozinho e conversa”
Influenciador revela que foi convidado para voo de helicóptero que terminou em tragédia no Rio
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca
Idoso e mulher são socorridos após acidente de trânsito na AL-101 Sul, em Piaçabuçu
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
