Gincana Penedense de Pesca e Arremesso acontece em novembro
O evento é um dos mais tradicionais da região e atraí todos os anos cerca de 100 equipes de diferentes partes do Brasil. E segundo a diretoria do Clube de Pesca de Penedo (Capespe), a 44ª Gincana Penedense de Pesca de Arremesso está nos últimos preparativos.
A data para mais uma edição foi definida e vai acontecer nos dias 13, 14, e 15 de novembro, nos municípios de Penedo e Piaçabuçu, na Praia do Pontal do Peba. “A festa já faz parte da cultura esportiva da nossa região. Os amantes da pesca esportiva de todo o Brasil conhecem nossa festa. E a Prefeitura de Penedo como sempre fez, vai participar apoiando o grande evento”, garantiu o prefeito Marcius Beltrão.
De acordo com o presidente do Capespe, a festa como de costume, começa por Penedo. “A abertura começa por Penedo, com o tradicional desfile das equipes pelas ruas da cidade. A fase da pescaria acontece na Praia do Pontal do Peba, no sábado (14) e domingo (15). E a premiação, prevista para ocorrer às 13hrs”, explicou Walter Brito.
No sábado (14) pela manhã já na praia, ocorre o sorteio de localização de raia, com início da 1ª etapa de pesca às 13hrs e encerrando por volta das 17hrs. No dia seguinte, a 2ª etapa começa às 06hrs e encerra 10hrs. Com o término, os fiscais recolhem o pescado para pesagem.
Para o evento ocorrer, o Ministério da Pesca foi oficializado para análise e posterior liberação. Durante a Gincana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), fazem todo o monitoramento.
Com o intuito de preservar o meio ambiente, como regra principal do evento, peixe inferior a 20 centímetros, se fisgado por alguma equipe, deve ser imediatamente devolvido ao mar. Todo o peixe pescado durante os dois dias, será destinado para instituições de caridade de Penedo e Piaçabuçu.
Participaram do encontro na sede do Executivo, além do prefeito Marcius Beltrão, o presidente e vice do Capespe, Walter Brito e Costa Filho e, o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes.
Últimas notícias
Primeira escola pública bilíngue de Maceió já apresenta resultados
Mulher que esfaqueou namorado em Maceió pede medida protetiva após ameaças da família dele
Senado aprova Plano Nacional de Educação e Marcelo Beltrão diz que desafio agora é transformar em resultado
[Vídeo] Operação Duplo Impacto prende importante membro de facção em Palmeira dos Índios
Bebê de 4 meses morre após acidente de trânsito na zona rural de Craíbas
Junqueiro avança em mobilidade com recapeamento entre Retiro e São Benedito
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
