Economia

Caixinhas de Natal ajudam funcionários a ganhar um 'extra'

Por 7 Segundos 15/12/2015 13h01
Caixinhas de Natal ajudam funcionários a ganhar um 'extra'
- Foto: Ilustração

Apesar de ser um direito de todos os brasileiros, os que trabalham sem carteira assinada e na informalidade nem sempre recebem o tão esperado décimo terceiro salário.

Pensando nisso, muitos funcionários confeccionam as conhecidas "caixinhas de Natal", para conseguir arrecadar fundos para um Natal mais farto. Até mesmo àqueles que recebem o 13º apelam para o extra das caixinhas.

Em meados de novembro, a caixinha colorida já é bastante frequente nos estabelecimentos comerciais espalhados por todo o país. E vale de tudo para chamar atenção dos clientes, desde enfeites brilhantes, a frases de efeito.

Para o garçom Douglas Silva, de 23 anos, a 'caixinha' ajuda a conseguir enfrentar a crise no final do ano. "Nesta época é comum a gente participar de confraternizações e amigos secretos, além de presentear os parentes, mas com a crise fica difícil conseguir cumprir com os compromissos. Espero conseguir uma boa quantia no final desse mês", disse.

Mas nem todo mundo se agrada com a presença da 'caixinha'. Há clientes que reclamam, como explica o comerciante José da Costa. "Tem gente que não entende e parece que esquece a importância do espírito de Natal. Certa vez os funcionários pediram a contribuição e o cliente reclamou", disse.

Agradando ou não, a 'caixinha de natal' está presente em quase todos os balcões. Nos supermercados da cidade, assim como em bares, açougues, lotéricas e em diversos tipos de lojas e estabelecimentos comerciais a presença da 'caixinha de natal' é certa no final de todo ano.