Três faculdades de Arapiraca entre as piores do Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de universidades, faculdades e Centros Universitários que foram consideradas insatisfatórias. A avaliação é feita com base nos últimos três anos. Na lista há seis faculdades alagoanas, entre elas, duas de Arapiraca.
Todas as faculdades de Alagoas inseridas na lista do MEC receberam nota 2, numa escala que vai de 1 a 5. Em Arapiraca, fazem parte da lista vermelha a Faculdade de Direito de Arapiraca (antigo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael - que desde o ano passado passou a ser mantido pelo grupo UNIRB), o Instituto de Ensino Superior Santa Cecília e também a Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA).
As outras duas faculdades são: Faculdade Raimundo Marinho de Penedo, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió e Instituto de Ensino Superior de Alagoas.
Avaliação
Das 2.042 faculdades avaliadas no país, 324 foram consideradas insatisfatórias. Para ser “reprovada”, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 3 do IGC (Índice Geral de Cursos) que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.
Calculado anualmente, IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e dos conceitos de mestrado e doutorado, ancorados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).
O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Por isso a divulgação refere-se aos três anos suficientes para que todas as áreas sejam avaliadas.
Notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das medidas possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que a instituições aponte soluções para melhora do desempenho
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
