Três faculdades de Arapiraca entre as piores do Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de universidades, faculdades e Centros Universitários que foram consideradas insatisfatórias. A avaliação é feita com base nos últimos três anos. Na lista há seis faculdades alagoanas, entre elas, duas de Arapiraca.
Todas as faculdades de Alagoas inseridas na lista do MEC receberam nota 2, numa escala que vai de 1 a 5. Em Arapiraca, fazem parte da lista vermelha a Faculdade de Direito de Arapiraca (antigo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael - que desde o ano passado passou a ser mantido pelo grupo UNIRB), o Instituto de Ensino Superior Santa Cecília e também a Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA).
As outras duas faculdades são: Faculdade Raimundo Marinho de Penedo, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió e Instituto de Ensino Superior de Alagoas.
Avaliação
Das 2.042 faculdades avaliadas no país, 324 foram consideradas insatisfatórias. Para ser “reprovada”, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 3 do IGC (Índice Geral de Cursos) que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.
Calculado anualmente, IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e dos conceitos de mestrado e doutorado, ancorados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).
O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Por isso a divulgação refere-se aos três anos suficientes para que todas as áreas sejam avaliadas.
Notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das medidas possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que a instituições aponte soluções para melhora do desempenho
Últimas notícias
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Homem é preso após agredir esposa na orla da Pajuçara, em Maceió
Segurança Cidadã divulga resultado dos ambulantes para o Massayó Verão 2026
Mulher é agredida em via pública no Centro de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
