Carnaval: Sesau disponibiliza mais de 3 milhões de preservativos
Para frear o aumento de alagoanos infectados pelo vírus HIV durante o Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou 3,1 milhões de preservativos. A ação preventiva tem o intuito de evitar o avanço do vírus em Alagoas, uma vez que já são 5.179 portadores nos 102 municípios, onde 442 foram detectados somente em 2015.
Representando uma iniciativa preventiva, para evitar que mais alagoanos contraiam o vírus HIV durante as festas de momo, a distribuição de preservativos também deve combater outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além da gravidez indesejada. Do total de preservativos disponibilizados, 1,2 milhão já foi distribuído durante as prévias carnavalescas e, até o início das festividades de momo, será mais 1,9 milhão.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, antes do início do Carnaval, os preservativos podem ser solicitados nos postos de saúde espalhados nos 102 municípios alagoanos. Já durante as festas de momo, as Secretarias Municipais de Saúde deverão distribuí-los nos blocos de rua e desfiles carnavalescos.
“Comprovadamente a Aids, assim como outras DSTs, podem ser contraídas por meio do contato com sêmen, secreção vaginal e através de sexo anal, vaginal ou oral. Por isso, recomendamos o uso do preservativo durante as relações sexuais e estamos disponibilizamos esta proteção em quantidade satisfatória”, salientou Rozangela Wyszomirska.
A secretária de Estado da Saúde destacou, ainda, que não há razão para que os foliões pratiquem sexo sem prevenção. “Como gestores públicos estamos cumprindo nosso papel, que é orientar e disponibilizar um mecanismo eficaz para evitar as DSTs. Cabe aos foliões seguir as recomendações dos técnicos da saúde e utilizar o preservativo durante a relação sexual. Não podemos permitir que o sexo desprotegido comprometa o resto da vida”, alertou.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
