Crianças com microcefalia têm direito a benefício
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que beneficia pessoas portadoras de deficiência física, idosas de baixa renda, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior a um quarto do salário mínimo. Famílias com crianças com microcefelia também podem ser incluídas nesse programa.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), crianças pobres com microcefalia têm direito ao benefício. Para requerer o benefício, as famílias devem fazer avaliação médica e social junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a fim de constatar se as famílias têm realmente o perfil para receber o benefício.
Segundo a coordenadora do BPC da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Chirley Gouveia, as famílias também podem solicitar o benefício nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo e no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa).
“Em Maceió, 38.333 pessoas recebem o BPC. Deste total, 12.441 são idosos e 25.892 são portadores de necessidades especiais. Crianças com microcefalia podem sim se enquadrar no perfil para o benefício. Então orientamos que as famílias procurem a coordenação para que possamos dar os encaminhamentos necessários”, destacou.
A inclusão no BPC é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e todos os beneficiários em Maceió recebem, regularmente, o acompanhamento das equipes dos 15 Cras de Maceió e do Centro de Atendimento Socioassistencial.
Para saber mais sobre o BPC em Maceió, qualquer cidadão pode se dirigir ao Cras mais próximo ou ligar para o Casa, localizado na Avenida Amazonas, nº 90 (em frente a Praça da Faculdade), no bairro do Prado, através do número 3315-2354.
Últimas notícias
Coronel da reserva da PM morre após passar mal enquanto dirigia em Maceió
Cão é resgatado com vida após passar 20 horas sob escombros de muro
Convenção do PL consolida Alfredo Gaspar na disputa pelo Senado
Casal que escalou Empire State recupera anel de noivado apreendido
Pam Salgadinho é reformado e se torna sede do Saúde da Gente Especialidades
Trecho de galeria danificada no Clima Bom é recuperada
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
