Rodada de negócios vai incentivar produção de grãos
Nesta segunda-feira (7), a Comissão de Grãos coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e responsável pelo Programa de Incentivo à Produção de Grãos, realiza uma rodada de negócios entre produtores com áreas disponíveis e empresários dispostos a arrendar terras para o plantio de milho e soja em Alagoas. O encontro acontece a partir das 14h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), no bairro de Jaraguá, em Maceió.
De acordo com o secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos, muitos empresários, inclusive de outros estados, já procuraram a Comissão de Grãos para manifestar interesse em investir nessas duas culturas em Alagoas, mas ainda procuram áreas ociosas, como as terras de usinas que não estão em funcionamento, para plantar.
“Vamos aproximar os produtores que dispõem dessas terras e esses empresários para firmar parcerias que beneficiem as duas partes e tragam resultados positivos também para o Estado”, explicou Vasconcelos.
Segundo o secretário, na última segunda-feira (29), duas cooperativas, a Copervales e a Pindorama, passaram a integrar a Comissão de Grãos, trazendo novidades.
“A Copervales disse dispor de uma área de 2 mil hectares para produzir milho e soja e deverá participar dessa rodada de negócios para fechar com algum parceiro. Os sócios da Copevales, juntos, estão oferecendo mais 12 mil hectares para esse fim. Já a Pindorama solicitou a instalação de unidades de pesquisa e unidades demonstrativas do Programa de Grãos em suas terras”, disse.
O coordenador da Comissão de Grãos e superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, lembrou que uma das principais metas do programa em 2016 é aumentar as áreas plantadas e o volume de milho e soja produzidos em Alagoas.
“Em 2015, conseguimos garantir o plantio de 30 mil hectares de milho e mais de 400 hectares de soja. A produção de milho passou de 24 mil toneladas para mais de 60 mil toneladas e a soja, que chegou a 800 toneladas, foi exportada para a Europa. Este ano, queremos duplicar essas áreas e alcançar números ainda mais significativos quanto à produção”, afirmou Cavalcante.
A Comissão de Grãos foi criada em janeiro de 2015 e hoje é formada por 25 entidades, entre elas, a Universidade Federal de Alagoas, Embrapa, Emater-AL, Faeal, empresas de insumos, implementos e equipamentos agrícolas e instituições financeiras.
Últimas notícias
Justiça italiana autoriza extradição de ex-deputada Carla Zambelli
Esquilos são flagrados “fumando” vapes em parque e cena viraliza
Saiba quais trechos de rodovias estaduais foram federalizados em Alagoas
Thais Carla “estranha” mudança no corpo após emagrecer 90 kg
Real Madrid operou Mbappé errado? Entenda meme que viralizou nas redes
Filiação de Gaspar ao PL confirma plano vazado em anotações de Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
