Rodada de negócios vai incentivar produção de grãos
Nesta segunda-feira (7), a Comissão de Grãos coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e responsável pelo Programa de Incentivo à Produção de Grãos, realiza uma rodada de negócios entre produtores com áreas disponíveis e empresários dispostos a arrendar terras para o plantio de milho e soja em Alagoas. O encontro acontece a partir das 14h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), no bairro de Jaraguá, em Maceió.
De acordo com o secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos, muitos empresários, inclusive de outros estados, já procuraram a Comissão de Grãos para manifestar interesse em investir nessas duas culturas em Alagoas, mas ainda procuram áreas ociosas, como as terras de usinas que não estão em funcionamento, para plantar.
“Vamos aproximar os produtores que dispõem dessas terras e esses empresários para firmar parcerias que beneficiem as duas partes e tragam resultados positivos também para o Estado”, explicou Vasconcelos.
Segundo o secretário, na última segunda-feira (29), duas cooperativas, a Copervales e a Pindorama, passaram a integrar a Comissão de Grãos, trazendo novidades.
“A Copervales disse dispor de uma área de 2 mil hectares para produzir milho e soja e deverá participar dessa rodada de negócios para fechar com algum parceiro. Os sócios da Copevales, juntos, estão oferecendo mais 12 mil hectares para esse fim. Já a Pindorama solicitou a instalação de unidades de pesquisa e unidades demonstrativas do Programa de Grãos em suas terras”, disse.
O coordenador da Comissão de Grãos e superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, lembrou que uma das principais metas do programa em 2016 é aumentar as áreas plantadas e o volume de milho e soja produzidos em Alagoas.
“Em 2015, conseguimos garantir o plantio de 30 mil hectares de milho e mais de 400 hectares de soja. A produção de milho passou de 24 mil toneladas para mais de 60 mil toneladas e a soja, que chegou a 800 toneladas, foi exportada para a Europa. Este ano, queremos duplicar essas áreas e alcançar números ainda mais significativos quanto à produção”, afirmou Cavalcante.
A Comissão de Grãos foi criada em janeiro de 2015 e hoje é formada por 25 entidades, entre elas, a Universidade Federal de Alagoas, Embrapa, Emater-AL, Faeal, empresas de insumos, implementos e equipamentos agrícolas e instituições financeiras.
Últimas notícias
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Teca Nelma reafirma pioneirismo ao lançar mais uma seleção pública para destinação de emendas
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
