Arapiraca

Fórum debate ações de Conselhos Tutelares

Por 7 Segundos com assessoria 03/03/2016 14h02
Fórum debate ações de Conselhos Tutelares
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Debater a aplicação, divulgação e cumprimento da legislação e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em todos os municípios de Alagoas. Esse é o proósito do Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Alagoas realizado na manhã desta quinta-feira (3), no ginásio do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral, em Arapiraca.

O evento sedia a 55ª Plenária Estadual do Fórum, reunindo 575 conselheiros tutelares, já atuantes e novos eleitos, de 115 representações do estado de Alagoas.

A abertura da plenária contou com a presença do presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares, Edmilson Souza; da secretária municipal de Assistência Social, Anadja Gomes, que juntamente com o secretário municipal de Governo, José Lopes da Silva, representaram o prefeito Yale Fernandes.

O presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares, Edmilson Souza, falou da importância do encontro, frisando que Arapiraca foi escolhida para sediar mais uma plenária do órgão, devido à localização geográfica e também pelo trabalho desenvolvido no município.

"É com entusiamos que estamos realizando a primeira plenária do ano, começando os trabalhos em Arapiraca por ser uma região estratégica no estado e trabalhar a formação dos conselheiros como prioridade e interagir todos com as informações do que acontece no país", ressaltou Edmilson Souza.

Sobre o aumento da incidência de menores na violência, o presidente do Fórum Estadual frisou que essa questão acontece devido a fragilidade de políticas públicas oferecidas pelo estado e que deveria ser fortalecida para reverter a situação e fragilizar a incidência de menores em crimes.

A secretária de Assistência Social, Anadja Gomes, disse que Arapiraca está de portas abertas para os conselheiros, e reafirmou na oportunidade o compromisso da gestão da prefeita Célia Rocha e Yale Fernandes, citando como um dos exemplos o Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância, para cuidar, atender e defender os direitos das crianças e do adolescentes.

O defensor público André Chalub, por sua vez, destacou o trabalho dos conselheiros tutelares e reforçou a posição da Defensoria como parceira das ações do Fórum e dos Conselhos em Alagoas.

Planejamento de metas

As atividades da 55ª Plenária Estadual do Fórum prosseguem no período da tarde, com a realização de debates e o planejamento de metas para as ações que os conselhos tutelares irão adotar neste ano.

Participaram do evento a representante do Conselho de Escolas, Adriana Oliveira; a representante da Secretaria Estadual de Prevenção à Violência, Alda Toledo; o estudante arapiraquense Marcondes Dioclécio, a conselheira Joelma Araújo (Região1 Arapiraca) e Margarete Oliveira (Região2 Arapiraca), bem como o articulador dos conselhos Thiago Nascimento.