Tecnologia

Oito tecnologias que podem mudar o mundo até 2020

Por 7 Segundos com Super Interessante 05/04/2016 08h08
Oito tecnologias que podem mudar o mundo até 2020

A tecnologia tem evoluído de maneira tão rápida que já em 2012 quem fazia uma busca no Google usava todo o poder computacional que possibilitou a ida dos astronautas da Nasa para a Lua, em 1969. Mais tecnologias como essa podem mudar o mundo nos próximos anos, de acordo com a Totvs, uma das maiores provedoras de soluções de software de gestão e plataformas de produtividade do Brasil.

Na visão de Vicente Goetten, diretor do Totvs Labs, o laboratório de pesquisa da Totvs, a tecnologia ainda evolui seguindo os conceitos da lei de Moore - ou seja, de maneira exponencial.

Por isso, seu avanço provoca alguns fenômenos, como uma desilusão inicial do público com novidades em fase embrionária; a digitalização de processos; a disruptividade (quando uma tecnologia substitui um método antigo); a desmaterialização (a exemplo, a troca dos tocadores de MP3 pelas celulares); a desmonetização, como a provocada pelo WhatsApp em relação ao SMS; e, por fim, a democratização.

A primeira grande aposta é a inteligência artificial, que já é tendência entre as empresas do Vale do Silício.

Segundo, a moeda virtual chamada Bitcoin é outra tecnologia que deve mudar o mundo nos próximos anos. Em vez de existir uma instituição financeira responsável pelas transações, todas as trocas monetárias ficam no livro de registro virtual Blockchain.

A impressora 3D, uma criação de de 1984, ainda deve mudar alguns processos do mundo atual. A bioimpressão de membros do corpo humano para a criação de próteses ou transplantes deve aumentar até 2020.

O prazo final de lançamento para muitos carros autônomos de grandes montadoras é o ano de 2020. Esses são alguns dos destaques tecnológicos.