Produção de veículos no Brasil despenca 27,8% no 1o trimestre
A produção brasileira de veículos despencou 27,8 por cento no primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, com a indústria mantendo esforços para reduzir estoques enquanto o mercado interno continua em queda sobre níveis vistos no ano passado.
O setor produziu 482,3 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no primeiro trimestre. O desempenho ficou abaixo da projeção da Anfavea para o ano, de alta de 0,5 por cento na produção, para 2,44 milhões de unidades.
A produção só não recuou mais porque as exportações de veículos montados tiveram um salto de 24 por cento no primeiro trimestre, para 98.877 unidades, aproveitando o cenário cambial mais favorável.
Considerando apenas março, a produção teve queda de 23,7 por cento sobre um ano antes, nível mais baixo para o mês desde março de 2004, quando a indústria produziu 185,5 mil veículos. A produção avançou 42,6 por cento sobre fevereiro.
Já as vendas no mercado interno tiveram baixa de 28,6 por cento no trimestre sobre um ano antes, para 481,3 mil unidades, após 179,2 mil veículos novos licenciados em março, afirmou a Anfavea. O volume de vendas do mês passado foi 23,6 por cento abaixo dos emplacamentos do mesmo mês de 2015, mas avançaram 22,1 por cento sobre fevereiro, que teve menos dias úteis que o mês passado.
A indústria encerrou março com 128.477 postos ocupados, queda de 8,8 por cento sobre o mesmo período de 2015.
Últimas notícias
Família faz campanha para ajudar idosa internada com infecção grave e pede apoio para transferência hospitalar
[Vídeo] João Gomes diz que vai comemorar vitória do Brasil em Arapiraca
Ivaldo Maceió leva o autêntico forró nordestino ao São João de Arapiraca nesta segunda-feira
Motorista morre após perder controle de veículo e colidir contra árvore na AL-130, em Pão de Açúcar
Caminhada de JHC em Maragogi reúne público reduzido e forte presença de caravanas
Deslizamento de barreira atinge cinco casas na Chã da Jaqueira
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
