Governo anuncia instalação de 60 câmeras de videomonitoramento em Arapiraca
Equipamentos com leitura OCR serão implantados a partir do segundo semestre deste ano
Em reunião ocorrida no início da tarde desta quinta-feira (14), no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL), Antônio Carlos Gouveia, anunciou para a prefeita Célia Rocha a instalação de 60 câmeras para o videomonitoramento nas principais ruas, avenidas e lugares estratégicos do município.
Durante o encontro, que também contou com a presença do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, e o coordenador operacional do Detran-AL, José Willames, e o coordenador jurídico Carlos Roberto Melro, ficou garantido que as 60 câmeras serão de alta tecnologia, no padrão OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, com a utilização do reconhecimento óptico, os agentes de fiscalização otimizam as abordagens, identificando possíveis infratores e ainda fortalece o trabalho na área da segurança pública.
Gouveia disse, ainda, que o dispositivo tecnológico realiza a leitura dos caracteres nas placas dos veículos e acessa a base de dados, verificando se o carro apresenta alguma pendência, queixa de roubo ou outras irregularidades. A previsão do Detran é que os equipamentos sejam instalados no início do segundo semestre deste ano em Arapiraca.
Ainda durante a reunião, ficou definido que na primeira semana de maio será lançada, com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa, a campanha “Maio Amarelo”.
A campanha ocorre em todo o mundo e serve para alertar os motoristas sobre a responsabilidade no trânsito, como forma de evitar mortes e vítimas mutiladas.
Ferros-velhos
Outra parceria entre prefeitura e Detran-AL será com a realização de uma audiência pública com os empresários e donos de ferros-velhos. Gouveia revelou que a audiência pública deve ocorrer no início do mês de maio, em Arapiraca, e contará com a presença da Polícia Federal (PF). Ministério Público Estadual (MPE-AL) Delegacia de Roubos e Furtos, SMTT e Instituto do Meio Ambiente (IMA), entre outros órgãos e entidades representativas da sociedade.
“Já começamos esse trabalho em Maceió, e como a determinação do governador Renan Filho é sempre ouvir a sociedade e traçar planos conjuntos para o bem de toda a coletividade”, destacou Gouveia.
Ele adiantou que, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o Governo de Alagoas também vai construir uma banca examinadora em terreno fechado, com câmeras de segurança, a exemplo do que é feito em Maceió.
A construção da banca examinadora do Detran será viabilizada em terreno localizado às margens da Rodovia AL-110, nas imediações do Clube do Servidor de Arapiraca.
A prefeita de Arapiraca destacou, mais uma vez, o fortalecimento da parceria com o Governo de Alagoas. “Até agora, todos os nossos pleitos e demandas estão sendo atendidos em todas as áreas. É muito gratificante saber que o povo de Arapiraca pode contar com esse trabalho conjunto que está trazendo bons frutos para o nosso município e região”, afirmou Célia Rocha.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
