Vacina contra a gripe H1N1 é distribuída para os postos de saúde de Arapiraca

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca (SMS) já recebeu 24.360 doses da vacina H1N1, a Influenza A, e distribuiu o que representa 50% do total da vacina para os postos de saúde do município, nesta segunda-feira (25). A vacinação vai até o dia 20 de maio.
De acordo com a coordenadora dos imunopreveníveis do Plano Nacional de Imunização , em Arapiraca, (PNI), Adriana Duarte, tanto a área urbana quanto a rural já estão com a vacina disponível para a população.
"Recebemos 50% da vacina para o município e a distribuição para os 40 postos de saúde já foi feita. Os primeiros que foram vacinados foram os trabalhadores da saúde, que lidam diretamente em hospitais e centros de saúde e precisam serem imunizados. Agora a população pode procurar o posto de saúde mais próximo e se vaciniar", aconselhou Adriana Duarte.
A coordenadora de saúde disse que cada unidade de saúde de Arapiraca faz a mobilização de modo individual e de acordo com o trabalho que é feito na comunidade.
Grupo prioritário
As pessoas que devem, primeiramente, procurar os postos de saúde são as que fazem parte do grupo prioritário, isto é, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 anos e 21 anos sob medida socioeducativas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
A coordenadora de Arapiraca informou também que à medida que a vacina for acabando, a Secretaria Municipal de Saúde vai abastecendo o posto de saúde. Adriana Duarte também explica que a vacina não causa qualquer tipo de doença.
"O efeito da vacina acontece em cerca de 15 dias após ser injetada no paciente e não procova nenhum tipo de doença como gripe, febre ou outra qualquer", disse Adriana Duarte.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar entrega caminhão frigorífico e trator para Viçosa

Equipes da Polícia Civil de AL e da BA prendem suspeito de homicídio em São José da Tapera

Câmara aprova lei de Leonardo Dias que inclui celebrações católicas no calendário oficial de Maceió

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Porto de Pedras

Em Murici, sede do Aprender Brasil registra progresso em algumas escolas, mas MPAL aponta novas Inconformidades

Deputado Fabio Costa critica governo de Alagoas por uso de tropa contra protesto de policiais civis
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
