Vacina contra a gripe H1N1 é distribuída para os postos de saúde de Arapiraca
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca (SMS) já recebeu 24.360 doses da vacina H1N1, a Influenza A, e distribuiu o que representa 50% do total da vacina para os postos de saúde do município, nesta segunda-feira (25). A vacinação vai até o dia 20 de maio.
De acordo com a coordenadora dos imunopreveníveis do Plano Nacional de Imunização , em Arapiraca, (PNI), Adriana Duarte, tanto a área urbana quanto a rural já estão com a vacina disponível para a população.
"Recebemos 50% da vacina para o município e a distribuição para os 40 postos de saúde já foi feita. Os primeiros que foram vacinados foram os trabalhadores da saúde, que lidam diretamente em hospitais e centros de saúde e precisam serem imunizados. Agora a população pode procurar o posto de saúde mais próximo e se vaciniar", aconselhou Adriana Duarte.
A coordenadora de saúde disse que cada unidade de saúde de Arapiraca faz a mobilização de modo individual e de acordo com o trabalho que é feito na comunidade.
Grupo prioritário
As pessoas que devem, primeiramente, procurar os postos de saúde são as que fazem parte do grupo prioritário, isto é, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 anos e 21 anos sob medida socioeducativas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
A coordenadora de Arapiraca informou também que à medida que a vacina for acabando, a Secretaria Municipal de Saúde vai abastecendo o posto de saúde. Adriana Duarte também explica que a vacina não causa qualquer tipo de doença.
"O efeito da vacina acontece em cerca de 15 dias após ser injetada no paciente e não procova nenhum tipo de doença como gripe, febre ou outra qualquer", disse Adriana Duarte.