Professor implanta metodologia financeira em escolas do Sertão
Apesar da enorme deficiência educacional brasileira, o municipio de Inhapi, no Alto Sertão de Alagoas ganha destaque no cenário nacional, graças ao trabalho da ONG Visão Mundial e do professor Roseildo da Silva.
O professor é coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação implantou a metodologia Aflatoun - Educação Social e Financeira para Crianças. Com o metodologia desenvolvida na rede municipal de ensino ganhou destaque nacional. Ele foi convidado pela Visão Mundial e por outras organizações que adotaram a metodologia a apresentar os resultados do seu trabalho nas escolas em pelo menos quatro estados brasileiros.
A metodologia Alatoun objetiva trabalhar com as crianças temas sociais e financeiros, para que elas possam aprender sobre si mesmas, sobre os seus direitos, sobre economia, conceitos financeiros básicos e empresa. O Aflatoun coloca as crianças no centro de seu processo de aprendizagem e as envolve com o mundo ao seu redor. Ao fazer isso, acredita-se que as lições sociais e financeiras recebidas irão ficar com elas para sempre.
O princípio de ensino utilizado na metodologia Aflatoun é chamado de aprendizagem centrada na criança, no qual elas recebem espaço para se expressar, para agir por conta própria e para resolver seus problemas práticos juntos. Elas agem nessas situações de acordo com o lema Aflatoun “explorar, pensar, investigar e agir”.
Além da Visão Mundial, pelo menos outras três organizações resolveram investir na capacitação de educadores para disseminação do Aflatoun nas escolas. PO professor Roseildo da Silva explica aos participantes dos seminários a importância da metodologia para a educação social e financeira das crianças, indo além da teoria ao apresentar os resultados práticos proporcionados pela aplicação do Aflatoun em sala de aula.