Site alagoano 7Segundos registra presença exclusiva na votação do Impeachment
O Portal 7 Segundos acompanhou, direto de Brasília, com o correspondente Carlos Rudney, toda a movimentação, desde esta quarta-feira (11) quando foi iniciada a votação sobre a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT).
Após os debates em plenário, que durou mais de 20 horas, foi feita a votação nominal na manhã desta quinta-feira (12) que obteve 55 votos a favor e 22 contra. Estavam presentes 78 senadores, mas 77 votaram, já que o presidente da Casa se absteve.
Com isso, o processo foi aberto e a presidente Dilma foi comunicada oficialmente do seu afastamento por até 180 dias. O processo volta à Comissão Especial do Impeachment que vai iniciar a fase de instrução, coletando provas e ouvindo testemunhas de defesa e acusação. O objetivo é apurar se a presidente (afastada) cometeu ou não crime de responsabilidade
Em contato com a Rádio Nova FM, o repórter Carlos Rudney informou que a comissão vai continuar sob o comando do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) e a relatoria do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG). “Embora o Senado não tenha prazo para concluir a instrução processual e julgar em definitivo a presidenta, os membros da comissão pretendem retomar os trabalhos logo. A expectativa de Lira é que até esta sexta-feira (13) um rito da nova fase esteja definido, com um cronograma para os próximos passos”, disse Rudney
Impeachment
Com a abertura do processo no Senado, Dilma Rousseff é afastada do exercício do cargo por até 180 dias. A presidenta poderá apresentar defesa em até 20 dias. O vice-presidente Michel Temer assume o comando do Executivo até o encerramento do processo. A comissão pode interrogar a presidenta, que pode não comparecer ou não responder às perguntas formuladas.
Depois que a comissão votar o novo parecer, o documento é lido em plenário, publicado no Diário do Senado e, em 48 horas, incluído na ordem do dia e votado pelos senadores. Para iniciar a sessão são necessários mais da metade dos senadores (41 de 81). Para aprovação, o quórum mínimo é de mais da metade dos presentes.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
