Patente da Apple indica um futuro iPhone que é apenas uma grande tela

Conforme o design dos smartphones evolui, a borda inferior dos iPhones – onde fica o botão home – começa a parecer cada vez mais antiquada. Considerando uma patente publicada recentemente, no entanto, a Apple pode consertar isso retirando toda a moldura.
O conceito, diz o Patently Apple, é chamado “interface homem-máquina para controlar acesso a dispositivos eletrônicos”. O pedido foi feito em março de 2015, e foi aprovado esta semana.
Eis o que diz a patente:
O dispositivo de interface homem-máquina compreende uma tela de aparelho eletrônico que é capaz de apresentar texto gráfico, imagens, ícones e outros dados normalmente mostrados em uma tela, enquanto inclui ainda uma região com sensor de toque de dedo transparente que está posicionada abaixo do aparelho de visualização.
A patente detalha três tipos diferentes de tecnologia que podem funcionar como sensor de impressão digital. Uma delas – o tipo “mais preciso mas menos comum” – é chamado imagem ultrassom, e significa um leitor de digitais incorporado a uma tela.
“Neste tipo de sensor, dois transdutores são posicionados no eixo x e y de uma placa de vidro – um para recepção e um para transmissão – para propagação de ondas ultrassom através de uma placa de vidro; quando os dedos são posicionados em cima do vidro, o dedo interrompe as ondas e o transdutor de recepção consegue medir a alteração nos padrões de onda,” diz a patente.
patente-apple-1
Renderização da tecnologia de ultrassom. (Imagem: USPTO)
Ela diz também que esse tipo de scanner é novo e no geral ainda não foi testado, mas “os resultados iniciais são promissores”.
O Patently Apple também diz que a Apple possui duas outras patentes relacionadas a telas sem borda. E uma aquisição de patentes de impressões digitais da Privaris, uma empresa de leitores de digitais, sugere que a empresa planeja expandir esses conceitos de design.
Um artigo recentemente sugeriu que o iPhone 7 virá sem um botão home, mas isso parece bem improvável, considerando a data da patente – essas coisas podem demorar anos para serem integradas a produtos de consumo. Ainda assim, o fato é que agora a Apple possui ao menos três patentes relacionadas a leitura de digitais, sugerindo que a empresa ainda tem alguns truques na manga.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
