Maceió

Imunização contra o vírus H1N1 acaba hoje; postos de Maceió registram alta procura

Por 7Segundos 20/05/2016 08h08

Mais de 150 mil pessoas foram vacinadas em Maceió contra o vírus H1N1, 75% do público-alvo. Esse foi o balanço da Secretaria Municipal de Saúde até a última segunda-feira. Mas a movimentação nos postos de vacinação continuou intensa durante toda a semana e novos números devem ser divulgados. A campanha termina nesta sexta-feira (20), e novamente os postos de vacinação amanheceram lotados.

Foi assim durante toda a campanha. Desde o primeiro dia as unidades de saúde e os postos volantes (supermercados e shoppings cadastrados para realizar a vacinação) registraram filas enormes. A grande procura logo no primeiro dia da campanha surpreendeu e gerou tumulto em alguns postos de imunização.

O atraso na chegada das vacinas em alguns postos e consequentemente no início da vacinação causava revolta em quem estava na fila. Muitas pessoas chegaram a declarar uma espera de mais de duas horas, desorganização nas filas e a falta da vacina em alguns pontos de atendimento.

A campanha tinha como público alvo crianças de zero a cinco anos; idosos a partir de 60 anos; gestantes e mães que tiveram filhos a até 45 dias; pessoas portadoras de doenças crônicas; comunidades indígenas; trabalhadores da área da saúde e do sistema prisional; além de detentos. Segundo a SMS, a procura inicial além do esperado e pessoas fora do grupo prioritário definido buscando se vacinar acabaram gerando os transtornos.

A alta procura levou, inclusive, a Secretaria a suspender a vacinação temporariamente nos postos volantes. A decisão foi tomada para prioridade ao atendimento nas unidades de saúde, já que o estoque de vacinas estava acabando e o novo lote não havia chegado. Com a entrega do lote, os postos volantes foram reativados.

Unidades que oferecem imunização:


- US Oswaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)
- II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)
- US Roland Simon (Vergel)
- USF Pitanguinha
- USF São José (Canaã)
- USF Edvaldo Silva (Fernão Velho)
- USF José Guedes de Farias (Medeiros Neto)
- PAM Bebedouro
- João Paulo II (Jacintinho)
- Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
- Ib Gatto (Tabuleiro do Martins)
- USF Galba Novaes (Cleto Marques Luz)
- USF Graciliano Ramos
- USF Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)
- US Djalma Loureiro (Clima Bom)
- USF Jardim São Francisco (Brejal)
- US Geraldo Melo (Bom Parto)
- US Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes)
- US José Pimentel Amorim (Tabuleiro dos Martins)
- USF Denisson Menezes (Tabuleiro dos Martins)
- US Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes)
- US Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica)