Caminhos do São Francisco é destaque na Destination Brazil
Um roteiro com paisagens deslumbrantes que escapam aos clichês. Em pleno sertão, a profusão das águas do Velho Chico trabalhou durante muitos anos numa atividade erosiva que transformou os rochedos no quinto maior cânion navegável do mundo, com 240 km de extensão.
A paisagem, que favorece o ecoturismo, está localizada em uma região histórica, com municípios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Da perspectiva do turismo, a integração fortalece o destino como produto, provoca curiosidade e atrai um público exigente. O assunto foi destaque na Destination Brazil Travel Mart, feira que reuniu 200 operadores internacionais, 120 fornecedores de todo Brasil e gestores públicos, nos dias 18 e 19, em Porto de Galinhas.
Na capacitação ministrada pela consultora Adriana Girão, especializada em estruturação de produtos e roteiros turísticos, o roteiro “Caminhos do São Francisco”, com passeios em Alagoas e em Sergipe, foi destacado junto à “Rota das Emoções”, que passeia pelos atrativos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão; e a estreante “Rota das Falésias”, que passa pelo litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Velho Chico
Dentre as cidades margeadas pelo Rio São Francisco, destacam-se Delmiro Gouveia, Piranhas, Piaçabuçu e Penedo. O emblemático Velho Chico faz sua despedida em Alagoas. Banhando 12 municípios e povoados ricos em artesanato e cultura, abrindo caminho entre cânions de pedra e trilhas ecológicas.
Conhecida como cidade polo do sertão, Delmiro Gouveia é localizada na região do Cânion do São Francisco, umas das principais áreas turísticas. No local é possível praticar esportes como stand up paddle, realizar passeios de caiaque, lancha e catamarã.
Outro atrativo da região é o povoado da Ilha do Ferro, localizado no município de Pão de Açúcar, que se destaca pelo diversificado artesanato confeccionado em madeira, coco, couro, bordados, palha e renda de bilro.
Já a cidade de Piranhas, que tem seu conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo IPHAN, proporciona uma experiência inovadora em termos de paisagens. A Rota do Cangaço, que leva à Grota do Angico, local onde Lampião e seu bando foram executados, está entre os principais atrativos locais. No passeio de catamarã, saindo da cidade e seguindo pelo leito natural do São
Francisco, é possível observar as formações rochosas, ilhas e praias pluviais. O passeio tem duração de quatro horas. Fortalecendo o turismo de aventura, os paredões que constroem a cidade permitem escaladas e tirolesas na região. Para mais informações sobre o destino, acesse turismoalagoas.com
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
