Secretaria de Saúde notifica 1.947 casos de dengue e 1.129 de chikungunya
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Maceió, notificaram em 2016, 23 casos graves de dengue, destes, dois foram descartados, 17 estão sob investigação e um confirmado no Tabuleiro do Martins. No mesmo período, foram confirmados seis casos de dengue com sinal de alarme, que ocorreram nos bairros Gruta de Lourdes, Serraria, Benedito Bentes, Cidade Universitária e Santa Lúcia.
Até o momento, foram notificados nove óbitos suspeitos de dengue, um confirmado no Pinheiro, seis descartados e dois estão sob investigação. As amostras são analisadas pelo Laboratório de Pesquisas em Virologia e Imunologia (Lapevi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen).
Zika Vírus
Em 2016, foram notificados 3.876 casos suspeitos, destes, 30 são de gestantes, sendo relevantes os 1º, 2º, e 7º Distritos Sanitários. As unidades notificadoras foram Pediatria 24hrs, Ambulatório Noélia Lessa, Santa Casa de Maceió, Hopital Unimed, MPS Assis Chateaubriand, HEHA, US Vale do Pitanguinha, HGE e HUPAA/ Ufal.
Chikungunya
Em 2016, 1129 casos foram notificados, sendo 13 graves, 50 confirmados por laboratório, 364 por critério clínico-epidemiológico e os demais em investigação.
É considerado caso suspeito de febre chikungunya paciente com febre de início súbito maior que 38,5ºC e artralgia (dor em uma ou mais articulação do corpo) ou artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições. Nesses casos, o paciente deverá procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Microcefalia
Até 19 de maio foram recebidos 77 casos suspeitos de microcefalia por infecção pelo vírus zika residentes em Maceió, destes, 35 foram descartados e 19 foram confirmados como microcefalia possivelmente relacionada ao zika vírus; não houve registro de óbito.
As principais unidades notificadoras são HUPPA/ Ufal, Hospital do Açúcar, Hospital Unimed, Maternidade Santa Mônica, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, e Hospital Santo Antônio e Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Últimas notícias
‘Alagoas é diferente’, diz Aécio Neves sobre cenário de indefinição
Leonardo Dias admite disputar o governo se for chamado por Flávio Bolsonaro
Ex-governador Cláudio Castro é alvo da segunda fase da Operação Sem Refino
Estudante deve comprovar até hoje informações de inscrição no Prouni
Em Arapiraca, Francisco Sales reafirma defesa do comércio e empregabilidade
Esporte em alta em Arapiraca ganha impulso com recursos de Daniel Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
