Católicos celebram a tradicional solenidade de Corpus Christi
Uma tradição criada há 33 anos, vem sendo mantida pela igreja católica e a população em Campo Alegre, no agreste alagoano. Todos os anos a população realiza a confecção de um grande tapete decorativo, para na manhã do dia de Corpus Christi, a realização da tradicional procissão do tapete.
Este ano o evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), onde uma multidão de fiéis participou da celebração da santa missa seguida da tradicional procissão do tapete. Ao longo dos anos o evento católico se tornou um dos principais acontecimentos no calendário cultural local.
Como de costume antes da procissão aconteceu a celebração da Santa Missa, que foi celebrada na Igreja de São Francisco pelo pároco da cidade, padre Cristiano Firmino Nóia e pelo o bispo diocesano Dom Valério Brêda, momento de muita fé e devoção pelos milhares de fiéis presentes.
Após a celebração eucarística a multidão de fiéis seguiu em procissão percorrendo as principais ruas da cidade enfeitadas pelos belos tapetes, seguindo para a paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no centro da cidade.
O tapete, com mais de 3,5 km de extensão, é confeccionado à base de pó de serragem, folhas e tintas, mas algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados. Durante o percurso, belas obras de arte, mensagens religiosas, textos bíblicos e desenhos da fé cristã, tudo com muita criatividade de artistas anônimos que, como misto de fé e tradição, vem mantendo a cada ano o lindo tapete.
História
A confecção do tapete foi trazida ao município pelo saudoso professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. A tradição começou timidamente naquele ano só com a gravura de um cálice enorme no lado que dava acesso a igreja matriz da cidade. No ano seguinte, decorou-se todo o centro ao redor da Praça Padre Cícero, com a representação dos Sete Sacramentos desenhados, e nos anos seguintes a comunidade abraçou a ideia, que a cada ano vai se aperfeiçoando e revelando belas obras de arte feitas artesanalmente por artistas da terra.
Confecção
A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.
A festa de Corpus Christi este ano contará ainda com shows na praça central da cidade às 19 horas, onde se apresentação a banda Adori e o esperado show do Padre João Carlos.
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
