Emater-AL desenvolverá tecnologia de compostagem orgânica no Agreste
Técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) serão capacitados para o desenvolvimento de tecnologia de compostagem orgânica, entre agricultores e produtores do Agreste alagoano.
A capacitação será realizada nesta quarta-feira (22), após a assinatura do acordo de cooperação técnica sobre gestão de resíduos sólidos, a ser firmado entre as Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Emater, Embrapa e Prefeitura de Arapiraca, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).
De acordo com Josiani Castro, gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Emater-AL, o acordo prevê duas frentes de trabalho: construção de fossas assépticas para o tratamento de efluentes de forma ambientalmente segura; e a realização de compostagem orgânica, com a participação dos produtores rurais da região.
“A Emater-AL vai trabalhar principalmente com a compostagem orgânica, com a capacitação dos nossos técnicos pela equipe da Embrapa. Após o mapeamento da região, eles se tornarão multiplicadores e levarão essa tecnologia para os agricultores”, explica Josiani Castro.
Segundo a gerente, essa tecnologia se utiliza de materiais orgânicos que seriam descartados, a exemplo das folhas de fumo e outros restos de culturas, para transformação em adubo, de forma sustentável. “É o trabalho de pesquisa e extensão da Emater se concretizando. Os técnicos extensionistas vão absorver essas informações de pesquisa sobre a compostagem e depois, na extensão rural, vão atuar diretamente com os agricultores”, conclui.
Ainda de acordo com Josiani Castro, os técnicos da Emater-AL vão auxiliar também no mapeamento dos locais onde as primeiras fossas assépticas serão instaladas. A intenção é ampliar o acordo de cooperação para outras regiões do Estado.
A assinatura do termo de cooperação técnica contará com a presença de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios que compõem a região do Agreste, associação de moradores, instituições e sindicatos.
Na programação consta uma apresentação sobre o desenvolvimento e metas do projeto para a região do Agreste, a ser realizada por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
