Estado anuncia licitação do primeiro perímetro que será irrigado no Bálsamo
O aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo em Palmeira dos Índios foi o centro das discussões durante a audiência pública promovida pelo vereador, Júlio Cezar (PSB) e a CARPIL. Cerca de 300 participantes, em sua grande maioria pequenos produtores rurais, estiveram presentes no evento, além de lideranças políticas da região e representantes de órgãos do município e do Estado e do Governo Federal. Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, anunciou a licitação do primeiro perímetro que será irrigado, equivalente a 200 hectares.
“Foi um debate de alto nível e apartidário, mostrando que mais uma vez a audiência pública cumpriu o seu papel. Defendemos que o Bálsamo possa entrar em operação para produzir alimentos e principalmente garantir empregos no município, mas não podemos permitir que este tema tão importante fique fora da agenda de prioridades para nossa região, transformando Palmeira numa nova Petrolina que é uma gigante na produção de frutas e outros alimentos” lembrou, Júlio Cezar.
O deputado federal, Givaldo Carimbão, que na ocasião representou a bancada federal fez questão destacar a importância deste projeto para geração de emprego no município. “O Brasil está em meio à maior crise de sua história com uma taxa de 18% de desempregados quando a média era 11%. O Bálsamo é a solução que Palmeira precisa para vencer a crise, gerar emprego e aquecer sua economia” apontou. "O governador acaba de determinar a licitação do primeiro perímetro a ser irrigado" completou, o secretário de Agricultuta, Álvaro Vasconcelos.
“Estamos diante de uma iniciativa que tem capacidade de gerar até seis empregos por hectare. Isso quer dizer que somente no primeiro perímetro irrigado equivalente a 200 hectare poderemos gerar de imediato 1.200 empregos no campo. Estou feliz porque conseguimos colocar esse tema na agenda política como uma prioridade” comentou o presidente da Carpil, Luciano Monteiro.
Os encaminhamentos apresentados para garantir a implantação da segunda etapa do projeto serão de responsabilidade do governo estadual por meio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura (Seagri). Caberá à Seinfra articular e coordenar o processo licitatório do perímetro a ser irrigado. Já a Seagri ficará encarregada pela etapa de execução da obra, ou seja, especificamente a irrigação.
O secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o diretor de planejamento e articulação política da Sudene, Sérgio Alencar, o superintendente da Codevasf, Luciano Chagas, o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Romero e o engenheiro ambiental da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maurício Chagas garantiram maior empenho nesta nova etapa do Bálsamo.
O prefeito James Ribeiro, os deputados estaduais, Edval Gaia e Francisco Tenório, os vereadores, Agenor Leôncio, Ernandes da Saúde, Gilberto Vitório e Salomão Torres também marcaram presença no evento, além do presidente da Federação das Associações Comunitárias, Manoel Barbosa, Antônio Fonseca, o presidente do Sindicato Patronal, José Maria Melo da Costa, o advogado, Ricardo Vitório, entre outros.
Últimas notícias

Homem é preso com arma e drogas após denúncia anônima em Girau do Ponciano

STF retoma julgamento de denúncia que pode tornar Bolsonaro réu

Carro pega fogo e fica destruído em Palmeira dos Índios

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
