Estado anuncia licitação do primeiro perímetro que será irrigado no Bálsamo
O aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo em Palmeira dos Índios foi o centro das discussões durante a audiência pública promovida pelo vereador, Júlio Cezar (PSB) e a CARPIL. Cerca de 300 participantes, em sua grande maioria pequenos produtores rurais, estiveram presentes no evento, além de lideranças políticas da região e representantes de órgãos do município e do Estado e do Governo Federal. Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, anunciou a licitação do primeiro perímetro que será irrigado, equivalente a 200 hectares.
“Foi um debate de alto nível e apartidário, mostrando que mais uma vez a audiência pública cumpriu o seu papel. Defendemos que o Bálsamo possa entrar em operação para produzir alimentos e principalmente garantir empregos no município, mas não podemos permitir que este tema tão importante fique fora da agenda de prioridades para nossa região, transformando Palmeira numa nova Petrolina que é uma gigante na produção de frutas e outros alimentos” lembrou, Júlio Cezar.
O deputado federal, Givaldo Carimbão, que na ocasião representou a bancada federal fez questão destacar a importância deste projeto para geração de emprego no município. “O Brasil está em meio à maior crise de sua história com uma taxa de 18% de desempregados quando a média era 11%. O Bálsamo é a solução que Palmeira precisa para vencer a crise, gerar emprego e aquecer sua economia” apontou. "O governador acaba de determinar a licitação do primeiro perímetro a ser irrigado" completou, o secretário de Agricultuta, Álvaro Vasconcelos.
“Estamos diante de uma iniciativa que tem capacidade de gerar até seis empregos por hectare. Isso quer dizer que somente no primeiro perímetro irrigado equivalente a 200 hectare poderemos gerar de imediato 1.200 empregos no campo. Estou feliz porque conseguimos colocar esse tema na agenda política como uma prioridade” comentou o presidente da Carpil, Luciano Monteiro.
Os encaminhamentos apresentados para garantir a implantação da segunda etapa do projeto serão de responsabilidade do governo estadual por meio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura (Seagri). Caberá à Seinfra articular e coordenar o processo licitatório do perímetro a ser irrigado. Já a Seagri ficará encarregada pela etapa de execução da obra, ou seja, especificamente a irrigação.
O secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o diretor de planejamento e articulação política da Sudene, Sérgio Alencar, o superintendente da Codevasf, Luciano Chagas, o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Romero e o engenheiro ambiental da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maurício Chagas garantiram maior empenho nesta nova etapa do Bálsamo.
O prefeito James Ribeiro, os deputados estaduais, Edval Gaia e Francisco Tenório, os vereadores, Agenor Leôncio, Ernandes da Saúde, Gilberto Vitório e Salomão Torres também marcaram presença no evento, além do presidente da Federação das Associações Comunitárias, Manoel Barbosa, Antônio Fonseca, o presidente do Sindicato Patronal, José Maria Melo da Costa, o advogado, Ricardo Vitório, entre outros.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
