Saúde

Primeiro Simpósio de Oncologia é realizado em Arapiraca

Por 7 Segundos 30/07/2016 14h02
Primeiro Simpósio de Oncologia é realizado em Arapiraca

Desmitificar o câncer e ampliar os conhecimentos sobre a doença e tratamento são um dos principais objetivos do I Simpósio Oncologia que está sendo realizado neste sábado(30), no Hospital Chama, em Arapiraca.

Com o tema “Feridas e Estomas” o evento tem como público alvo profissionais que atuam na área da saúde e que diariamente lidam com pacientes portadores da doença.

De acordo com a oncologista Bertha Mentes, uma das organizadoras do simpósio, uma pesquisa realizada no Brasil aponta que 3% da população brasileira vai ter câncer em 2016, ou seja 600 novos casos vão surgir.

“O câncer é uma doença comum e precisa ser encarada de uma forma menos mistificada. Tem pessoas que ao saber que uma pessoa está com câncer provoca um isolamento. Esse olhar estigmatizado das pessoas que não tem informações sobre a doença é terrível para o paciente”, afirmou a especialista.

A oncologista afirmou ainda que o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil por isso quanto maior a ampliação dos conhecimentos e a desmistificação maior será a compreensão da doença e da qualidade de tratamento ofertado aos pacientes.

Profissionais que atuam em Alagoas e Sergipe ministram palestras sobre o tema abordado durante o simpósio como radiodermatities, assistência de enfermagem ao paciente portador de feridas, novas tecnologia no tratamento, estomas intestinais e urinários, dentre outros temas.