Saúde vai lançar primeiro Portal da Transparência do SUS em Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai lançar, no dia 1º de setembro, o Portal do Cidadão. A nova ferramenta é o primeiro Portal da Transparência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
O site foi produzido de acordo com a Lei de Acesso à Informação criada para facilitar o acesso dados, combate à corrupção e aumentar a eficácia do poder público.
De acordo com a assessora de Transparência, Rita Bitencourt, o portal vai permitir a obtenção de informações sobre o uso dos recursos estadual e federal, destinados à saúde além de receitas e despesas como transferências feitas através de convênios com municípios e entidades privadas.
“Todo o cidadão poderá acompanhar exatamente onde é aplicado cada recurso da saúde no município e no Estado. O site foi produzido de forma educativa com uma linguagem acessível e de fácil interação”, explicou a assessora.
O portal também conterá informações sobre gastos com funcionários incluindo salários, gratificações e diárias. “Todos os gastos públicos com a saúde estarão disponibilizados para consulta pública. Com isso Alagoas avança no combate à corrupção e eficiência dos gastos públicos”, ressaltou o assessor técnico do setor de Transparência, Alan Duarte.
Links
No site também estarão listados todos os serviços disponibilizados pela Sesau, além de links para órgãos ligados à saúde e informações sobre promoção da saúde, a exemplo de primeiros socorros, prevenção e combate à dengue, zika, chikungunya e dicas nutricionais.
Rita Bitencourt ressaltou que todas as unidades de saúde estarão contidas no site com informações sobre os serviços prestados, endereço e ainda escalas de plantão dos profissionais. “O portal atuará não apenas como um site de consultas de valores, mas também como um ponto de informações relativas à saúde e bem estar de todos”, reforçou a assessora de Transparência.
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
