Tarcizo afirma que irá transformar o centro de Arapiraca em um ambiente acessível e saudável
Gestão transparente, com a sociedade e que facilite a vida do arapiraquense. Essa foi uma das declarações do candidato à Prefeitura Municipal de Arapiraca, Tarcizo Freire (PP), durante a Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Arapiraca, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), e com o apoio do Sesc Arapiraca.
Em relação ao comércio local, Tarcizo afirmou ter a intenção de fortalecer os lojistas, explorar os espaços públicos e transformar o centro em um ambiente acessível e saudável, com internet gratuita e um calçadão para que os consumidores sintam-se convidados a frequentar. Segundo ele, ainda sobre o comércio, a proposta será convidar entidades como a Fecomércio, o Sindilojas, a CDL e outras entidades para contribuir com a administração.
Saneamento
O candidato criticou a ausência de saneamento básico e o classificou como fundamental, principalmente, por se tratar de uma questão de saúde pública. Além de interferir no desenvolvimento econômico do município.
“Não podemos permitir que Arapiraca cresça com tantos loteamentos e sem ordenamento se criando tantas favelas. É preciso buscar parcerias com a Casal e os governos estadual e federal. Com essa estrutura consolidada, vamos atrair mais indústrias, mais empresas, o município precisa crescer verticalmente. Vamos elaborar projetos, onde tiver um centavo iremos buscar. É necessário planejamento”, disparou.
Segurança
No que se refere à segurança pública, Tarcizo disse que é um dever do Estado. No entanto, seu projeto de governo prevê a criação da Guarda Municipal qualificada e preparada. Ele citou ainda o videomonitoramento e a criação da Guarda Ostensiva Preventiva nos locais de maior índice de violência. Outro ponto destacado pelo candidato é a melhoria da qualidade da iluminação pública.
“Dinheiro Arapiraca tem, pois recebe por ano R$ 500 mil de taxa de iluminação pública”, afirmou e completou criticando que não há fiscalização.
Quanto à violência em Arapiraca, Tarcizo comentou que se trata de uma questão social. "Vamos minimizar esse sofrimento quando criar o polo industrial. Na hora que gera emprego diminui a violência. Propomos uma gestão participativa com a sociedade para que as ações do governo possam chegar em toda Arapiraca, em especial, na periferia”, assegurou.
Educação e emprego
Segundo o candidato, é essencial aumentar a oferta do ensino profissionalizante e disse que o poder público precisa agir com responsabilidade. Quanto à elevada carga tributária, Tarcizo comentou não saber se será preciso alterar o ISS. “Sei que podemos adotar a isenção para atrair investidores”, destacou.
Para impulsionar a geração de emprego e renda, o candidato explicou que dará suporte ao distrito industrial, montando uma estrutura com energia, água, saneamento e a criação do polo industrial.
Sobre a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alguns municípios do País concedem incentivos fiscais para as empresas que contratarem esses jovens e sobre essa proposta, Tarcizo afirmou que poderá adotar em sua gestão dentro da legalidade, caso seja eleito.
Na área de Educação, o candidato afirmou que as escolas estão sucateadas, mas irá investir nas unidades de ensino e implantar gratificação por meta para estimular o professor. Além de fortalecer o ensino integral, garantir as merendas e aumentar o número de creche para que as mães possam trabalhar.
Assim como aconteceu com os candidatos sabatinados ontem, o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, entregou ao candidato a “Agenda Municipal – Compromisso com o Comércio da sua cidade”. Lançada pela Fecomércio em parceria com os sindicatos filiados, o documento sugere medidas de valorização dos comércios locais como forma de estimular o desenvolvimento.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
