Alagoas

Na TV, debate morno porém com ar esclarecedor

Por Fábio Lopes 24/09/2016 15h03
Na TV, debate morno porém com ar esclarecedor
Debate TV Pajuçara - Foto: João Marcelo Cruz / TNH1

O primeiro debate transmitido pela TV em Alagoas, O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), TV Pajuçara/Rede Record, com os candidatos à Prefeitura de Arapiraca, na tarde deste sábado (24), foi morno mas, teve um ar esclarecedor de quem, pelo menos, é cada um dos quatro concorrentes à administração do segundo maior município de Alagoas.

Ricardo Nezinho (PMDB), Rogério Teófilo (PSDB), Tarcizo Freire (PP) e Lindomar Ferreira (PSOL) compareceram e, no curto tempo de transmissão da TV tentaram passar suas propostas de governo para a administração municipal.

Mediado pela apresentadora Gilka Mafra, o debate foi rápido, porém suficiente para os candidatos mostrarem seus domínios diante das câmaras e fisgar os eleitores indecisos.

Todos pareceram meio inseguros, mas o momento é mesmo de tensão. Requer boa oratória, pensamento rápido e discurso conciso. Do político o povo quer ver e ouvir isso.

As propostas de governo foram apresentadas mornamente, sem chances de aprofundamento nos temas principais como segurança pública, saúde e educação. Como também mobilidade urbana que teve destaque no primeiro bloco do debate.

Ricardo Nezinho, no segundo bloco, titubeou no finalzinho de sua pergunta e esclarecimento ao interrogar Lindomar Ferreira sobre segurança pública. Chegou a questionar sobre qual era o tema que estava em questão. Um pouco de nervosismo, porém natural para a falta de costume dele e dos demais candidatos com a TV. Assessores precisam orientar melhor como fazer uma simples anotação sobre o tema que está sendo debatido e nada mais.

Ricardo Nezinho e Rogério Teófilo escolheram falar diretamente com o telespectador/eleitor. Assim como Lindomar Ferreira, mais na dele. Já Tarcizo Freire tentou se sobressair atingindo os adversários sem deixar claro se se referia a Ricardo Nezinho ou a Rogério Teófilo. Errou feio ao relatar a vida pública de Rogério Teófilo, afirmando que ela teria sido vice-prefeito e por duas vezes. Foi corrigido pelo adversário durante a réplica.

Ricardo Nezinho se baseou muito no trabalho em parceria com o governo do Estado. Renan Filho e Luciano Barbosa estavam sempre em suas propostas. No entanto, pregou um novo governo.

Rogério Teófilo rebateu um novo governo tão almejado pelo povo arapiraquense e ele, juntamente com a vice, Fabiana Pessoa, estariam prontos para colocar em prática essa nova política. Ressaltou ser o único que tem uma mulher como vice, no sentido de fortalecimento às políticas públicas para as mulheres.

Tarcizo Freire afirmou que a mudança seria ele. Que era um candido do povo e não da burguesia e que não precisa de político para administrar. Apenas de Deus e do povo para se eleger e governar. O Executivo precisa do Legislativo e política sem parceria nada se faz, nem se constrói. Todos sabemos disso.

De toda forma o debate foi muito válido para nós eleitores termos mais consciência sobre os candidatos os quais vamos votar. Como também, estamos vivenciando a inserção do momento político de Arapiraca na televisão.

O próximo debate será na próxima terça-feira (27), no auditório do Planetário Municipal, promovido pelo Portal 7 Segundos em parceria com as rádios Nova FM e Novo Nordeste e a Oops TV.

Uma nova e última chance para os candidatos à Prefeitura de Arapiraca conquistar o eleitor indeciso ou mudar o voto do eleitor que já decidiu em quem votar.

Tudo será possível até o dia 2 de outubro quando o eleitor estiver diante da urna: a sua arma mais poderosa antes dos quatro anos de gestão.