Mais uma escola é ocupada em Arapiraca e tem apoio de estudantes da Uneal
Mais uma escola em Arapiraca aderiu nesta quarta-feira (26) ao movimento de ocupações realizado em todo o Brasil. Desta vez, os alunos do colégio estadual Costa Rego, onde funciona o mesmo prédio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), ocuparam o local por tempo indeterminado.
Por estudarem no mesmo prédio, os estudantes da Uneal também apoiaram a iniciativa dos alunos estaduais e ocuparam o local. Todos são contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 (PEC), do governo Michel Temer, que trata do limite do teto de gastos públicos.
A escola Costa Rego possui dois prédios. Pelo dia um prédio funciona para os estudantes estaduais e o outro para os da universidade. E à noite os dois prédios funcionam para a faculdade.
De acordo com um dos estudantes da Uneal, que faz parte da comissão de mobilização e que preferiu não se identificar, não houve nenhum enfrentamento dos estudantes com a reitoria ou a direção escolar- que não apoiam o movimento- mas ele afirma que a mobilização possui o apoio dos professores tanto da universidade, quanto da escola.
Segundo ele, os alunos realizarão um memorando, com assinaturas, para que as instituições congelem as atividades disciplinares. Ainda de acordo com o estudante, há indicativos de que as outras unidades da Uneal também sejam ocupadas.
Em Arapiraca, o número de escolas estaduais ocupadas já chega a quatro. São elas: Costa Rego –mesma ocupação da uneal-, Manoel Lúcio da Silva, Prof. Izauro Antônia de Lisboa e Rotary. Somam-se a elas, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).