Gigantes da tecnologia se unem para combater conteúdos terroristas após alerta europeu

O Twitter anunciou que vai se unir ao Facebook, Microsoft e YouTube para tentar conter a propagação de conteúdos terroristas online ao compartilhar uma base de dados de “hashes” — impressões digitais únicas — para imagens de violência terrorista ou vídeos de recrutamento para serem removidos das plataformas.
Este anúncio vem após a União Europeia ter avisado as empresas para corrigirem o problema de discurso de ódio em suas plataformas ou a instituição faria algo nesse sentido.
A Comissão Europeia liberou um relatório no domingo que revelou que o Twitter, Facebook, YouTube e Microsoft não estavam cumprindo de forma adequada o código de conduta da União Europeia para corrigir o problema de discurso de ódio na internet.
Vĕra Jourová, comissária para a Justiça da União Europeia, chegou ao dizer ao Financial Times que “se Facebook, YouTube, Twitter e Microsoft não convencerem a mim e aos ministros que uma abordagem não legislativa pode funcionar, eles vão ter de agir rápido e fazer um forte esforço nos próximos meses.”
Aparentemente, esta base de dados compartilhadas com hashes é a tentativa rápida e forte que a União Europeia solicitou — embora o anúncio da iniciativa feita pelo Twitter não mencione a União Europeia. “Cada companhia vai independentemente determinar quais hashes de imagem e vídeo vão contribuir para esta base de dados compartilhada”, informou o Twitter.
As empresas separadamente vão manter suas políticas únicas sobre definição de material terrorista e de remoção desses conteúdos de suas plataformas. Além disso, os hashes estarão disponíveis para outras empresas identificarem tais materiais.
A Comissão Europeia vai se reunir em Bruxelas na quinta-feira (8) para discutir este relatório que trata de como essas companhias podem lidar com o discurso de ódio na internet.
Últimas notícias

Rafael Brito participa de programa de desenvolvimento da infância na Universidade Harvard

Justiça suspende reintegração de posse em Joaquim Gomes

Maternidade fecha por falta de pagamento e Estado oferece solução pela metade, diz Cabo Bebeto

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (5) no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Quarto de residência pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em União dos Palmares

Governador Paulo Dantas entrega a quarta creche Cria na capital, Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
