Gigantes da tecnologia se unem para combater conteúdos terroristas após alerta europeu
O Twitter anunciou que vai se unir ao Facebook, Microsoft e YouTube para tentar conter a propagação de conteúdos terroristas online ao compartilhar uma base de dados de “hashes” — impressões digitais únicas — para imagens de violência terrorista ou vídeos de recrutamento para serem removidos das plataformas.
Este anúncio vem após a União Europeia ter avisado as empresas para corrigirem o problema de discurso de ódio em suas plataformas ou a instituição faria algo nesse sentido.
A Comissão Europeia liberou um relatório no domingo que revelou que o Twitter, Facebook, YouTube e Microsoft não estavam cumprindo de forma adequada o código de conduta da União Europeia para corrigir o problema de discurso de ódio na internet.
Vĕra Jourová, comissária para a Justiça da União Europeia, chegou ao dizer ao Financial Times que “se Facebook, YouTube, Twitter e Microsoft não convencerem a mim e aos ministros que uma abordagem não legislativa pode funcionar, eles vão ter de agir rápido e fazer um forte esforço nos próximos meses.”
Aparentemente, esta base de dados compartilhadas com hashes é a tentativa rápida e forte que a União Europeia solicitou — embora o anúncio da iniciativa feita pelo Twitter não mencione a União Europeia. “Cada companhia vai independentemente determinar quais hashes de imagem e vídeo vão contribuir para esta base de dados compartilhada”, informou o Twitter.
As empresas separadamente vão manter suas políticas únicas sobre definição de material terrorista e de remoção desses conteúdos de suas plataformas. Além disso, os hashes estarão disponíveis para outras empresas identificarem tais materiais.
A Comissão Europeia vai se reunir em Bruxelas na quinta-feira (8) para discutir este relatório que trata de como essas companhias podem lidar com o discurso de ódio na internet.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
