A maior aeronave do mundo está pronta para levantar voo novamente
Hoje é um belo dia para o espaço aéreo. A Airlander 10, maior aeronave do mundo (também conhecida como “bunda voadora”), foi consertada e está pronta para levantar voo novamente. Ela sofreu um pequeno acidente em agosto do ano passado, quando fez seu segundo teste.
De acordo com o comunicado da Hybrid Air Vehicles, empresa responsável pela Airlander 10, “todos os grandes reparos estruturais estão completos”, embora a companhia não tenha anunciado uma data exata para o próximo voo.
Em seu segundo voo, a aeronave teve problemas quando estava aterrissando, o que acabou danificando o cockpit e muitos dos equipamentos do painel. A tripulação teve sorte e ninguém saiu ferido.
A HVA também comentou no comunicado que a causa do acidente foi “completamente compreendida“, embora eles não tenham explicado qual foi o problema. A nota também diz que os “testes rigorosos” irão voltar e estão preparando o próximo voo.
A Airlander 10 foi originalmente desenvolvida pelo exército dos Estados Unidos. Aparentemente, eles queriam usar a bunda voadora incrivelmente chamativa para realizar uma “vigilância no Afeganistão”. Hoje em dia, os testes são feitos no Reino Unido.
Ao contrário de outras grandes aeronaves – como, por exemplo, a Hindenburg – a Airlander 10 usa hélio para se manter no ar. De acordo com a Hybrid Air Vehicles, ela consegue resistir a “diversos buracos de bala” e operar “em qualquer condição climática”. O veículo pode ser usado para pesquisas acadêmicas e transportes, inclusive para lugares remotos.
Últimas notícias
Exame de Seleção Ifal 2026 tem recorde de inscritos
JHC entrega areninha no Benedito Bentes e reforça compromisso com os mais pobres
Cabo Bebeto critica aumento da violência em Alagoas e desmotivação das forças de segurança
Decisão do STF sobre nepotismo 'afronta a Constituição', diz especialista
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha; mortes não constavam no balanço
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
