Profissionais da imprensa saem em defesa de radialista alvo de censura em Arapiraca
Isve Cavalcante disse que a administração municipal pediu “sua cabeça”
Ainda repercute nas redes sociais e na pausa pro cafezinho, o desabafo do radialista Isve Cavalcante (96 FM) sobre as ameaças sofridas pelo próprio apresentador que tem mais de 40 anos de profissão. Segundo o comunicador, o prefeito de Arapiraca chegou a ‘pedir a sua cabeça’ por conta das matérias e comentários sobre a administração municipal.
Isve Cavalcante é um profissional renomado e tem um programa matinal diário na emissora que pertence a um grupo empresarial muito conhecido e revelou, durante o programa na última quinta-feira (5), que pessoas pediram sua saída da rádio após críticas à gestão tucana.
O áudio com a denúncia do radialista circulou rapidamente nos aplicativos de mensagens e foi matéria em estaque no Portal 7Segundos e outros veículos de comunicação. Após a divulgação do áudio, vários profissionais da imprensa saíram em defesa de Isve Cavalcante e encaminharam seus votos de repúdio por meio do whats app.
Leia alguns:
Davi Salsa, jornalista – “Entendo que a liberdade de expressão é fundamental para a democracia. Além do mais, os jornalistas e radialistas desempenham papel importante para o fortalecimento da cidadania e no desenvolvimento de uma sociedade justa e que respeite os direitos individuais de cada cidadão. Portanto, qualquer tipo de conduta externa que ameace a liberdade de imprensa deve ser repudiado veementemente por todos nós”.
Roberto Gonçalves, jornalista – “A imprensa de Arapiraca vem, na atual gestão, sofrendo perseguição e censura. Esse retrocesso que relembra os tempos da ditadura militar não está limitado apenas ao prefeito Rogério Teófilo. A presidente da Câmara Municipal, professora Graça Lisboa rotulou a imprensa arapiraquense de marrom e disse que estão comendo muito agrotóxico e destilando veneno. Um absurdo”.
Iran Silva, radialista - “Em uma democracia é salutar que exista a liberdade de imprensa. Isso é irrevogável. Qualquer tentativa de calar a imprensa e seus agentes é manobra ditatorial, incompatível com os preceitos democráticos. Se a critica não agradou, se extrapolou valores morais; se de alguma forma denegriu, ofendeu, excedeu a 'liberdade de expressão', aciona-se a justiça! Que também, é um dos pilares da democracia. É assim que deveria funcionar”.
Josenildo Souza, comentarista esportivo – “A nossa Constituição estabelece como princípios básicos o direito do cidadão poder livremente expressar o seu pensamento. Ninguém pode ser privado de emitir sua opinião ou reivindicar os seus direitos, principalmente numa sociedade ainda com tantos problemas como a nossa. Portanto, é fundamental que o comunicador, seja ele radialista ou jornalista, trabalhe com ética e compromisso sempre com a verdade dos fatos, e que seu direito de expressar suas opiniões também seja plenamente respeitado”.
Paulo Marcello Tavares, radialista - “A população tem o direito de saber o que realmente ocorre na cidade. Nós não fabricamos as informações, apenas informamos; é o nosso papel. É curioso quando a gente percebe que hoje o expediente da atual gestão é dar atenção ao que sai ou não na imprensa. O descontentamento é grande, até mesmo de gente do primeiro escalão. Censurar a imprensa não resolve. A solução é trabalhar e com quase dois anos de gestão, tá mais que na hora”.
Censura
No início de Maio deste ano, por ordem que partiu da prefeitura, o programa Na Mira da Notícia foi retirado da grade de programação da Nova FM, após denúncias do empresário Luiz Lôbo sobre um suposto calote de R$ 600 mil envolvendo uma empresa de consultoria e um inquérito aberto no Ministério Público Estadual (MPE) que envolve o prefeito de Arapiraca, além de secretários municipais.
Atualmente o programa vai ao ar na Gazeta FM, de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas.
Veja também
Últimas notícias
Homem descobre possível esquema de servidores fantasmas na ALE após ter dados roubados
Polícia presta socorro após encontrar motoclista ferido na BR-316 no Pilar
Homem chora ao ser preso pela terceira vez com drogas em Maceió
3º Batalhão da PM inicia mais uma edição do Projeto Pelotão Mirim
Após denúncia de vizinhos, homem é preso vendendo drogas na mesa de casa no Jacintinho
[Vídeo] Influencer europeia encara buchada de bode no Sertão de Alagoas e viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
