Golpe no WhatsApp promete R$ 70 em crédito pré-pago e faz mais de 30 mil vítimas
Golpe trata-se de uma promoção falsa
Um novo golpe assola o WhatsApp e já registrou mais de 30 mil ciberataques nas últimas 24 horas: Trata-se de uma promoção falsa que promete R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos em comemoração ao aniversário do aplicativo de troca de mensagens.
Ao clicar no link, o usuário é enviado a uma página externa onde é exigido que se compartilhe a falsa promoção com todos os seus contatos e grupos para fazer jus ao prêmio. Entretanto, diferenciando-se de outros golpes semelhantes, em seguida o usuário é redirecionado para outro site, onde um segundo golpe oferece cartões de crédito sem consulta às operadoras de crédito mesmo a usuários negativados. Após isso, o golpe direciona novamente as vítimas para novas promoções falsas, repetindo esse padrão diversas vezes e com diferentes conteúdos falaciosos. Finalmente, os usuários chegam a uma página onde dados pessoais como nome completo, e-mail, CEP e data de nascimento são exigidos para a liberação de prêmios falsos.
“A cada dia que passa os cibercriminosos tentam ampliar sua atuação de formas diferentes para enganar cada vez mais pessoas. Linkar golpes diversos pode ser uma forma de despertar a curiosidade das pessoas que podem acabar incluindo seus dados para conseguir o suposto benefício ou promoção. É muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.”, disse Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, da PSafe, laboratório especializado em cibersegurança responsável por detectar a ameaça.
Últimas notícias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Homem é socorrido após queda grave em shopping de Maceió
Dantas reassume governo hoje e tem agenda com ministro de Lula em Maceió
Novos semáforos na parte baixa começam a funcionar neste sábado (13)
Adolescente foge de casa e pede ajuda após ser impedida pelo marido em Penedo
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
