Com alta de covid-19, OMS pede que Europa aumente controle
As infecções novas estão chegando a 100 mil por dia na região

Impor controles mais rígidos para frear a disseminação da covid-19 pode salvar centenas de milhares de vidas em toda a Europa antes de fevereiro, agora que o continente enfrenta um aumento exponencial de infecções, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.
Em um apelo aos governo para "mostrarem serviço" rapidamente para conter uma segunda onda da pandemia de coronavírus, o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, disse que a situação atual é, "mais do que nunca, uma época pandêmica para a Europa".
As infecções novas estão chegando a 100 mil por dia na região, que acaba de registrar a maior incidência semanal de casos de Covid-19 desde o início da pandemia: quase 700 mil casos relatados.
"A disparada do outono e do inverno continua a se desenrolar na Europa, com aumentos exponenciais de casos diários e aumentos percentuais equivalentes de mortes diárias", disse Kluge em uma entrevista coletiva virtual.
"É hora de mostrar serviço. A mensagem aos governos é: não se limitem a ações relativamente pequenas para evitar as ações dolorosas e prejudiciais que vimos na primeira rodada (de março e abril)."
Globalmente, há registros de mais de 38 milhões de pessoas infectadas com a Covid-19, e 1,1 milhão morreram.
Kluge citou projeções do que descreveu como "modelos epidemiológicos confiáveis" e disse que eles "não são otimistas" para a região europeia.
Mas adotar medidas de contenção simples e rápidas agora --como obrigar o uso generalizado de máscaras e controlar as aglomerações em espaços públicos ou particulares-- pode salvar até 281 mil vidas até fevereiro nos 53 países que compõem a região europeia da OMS, acrescentou.
Últimas notícias

Santana do Ipanema lança Programa Municipal de Castração de Cães

Uneal Arapiraca realiza primeira fase do concurso para professor efetivo

Fake news: Receita Federal não vai cobrar imposto de quem mora com os pais em 2026

Ato contra blindagem e anistia em Maceió supera expectativa de organizadores

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Caso Gabriel Lincoln ganha recepercussão nacional; PM fala em legítima defesa, mas provas contestam
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
