Eleições

Arapiraca tem 84 candidaturas a vereador deferidas

Sistema de divulgação de candidaturas mostra que 266 candidatos em Arapiraca ainda aguardam julgamento e 5 renúncias

Por 7Segundos 20/10/2020 17h05 - Atualizado em 20/10/2020 17h05
Arapiraca tem 84 candidaturas a vereador deferidas
Ana Raquel Gama, juíza da 55ª Zona Eleitoral de Arapiraca, responsável pelo julgamento das candidaturas - Foto: TJAL

A pouco mais de três semanas das eleições municipais, menos de 25% dos candidatos a Câmara de Vereadores de Arapiraca tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Na manhã desta terça-feira (20), do total de 355 candidatos que apresentaram registro de candidatura, 266 ainda estão em situação de “aguardando julgamento”.

84 candidatos e candidatas à Câmara tiveram o registro deferido e aparecem no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas do Tribunal Superior Eleitoral, o DivulgaCand, como “aptos” a concorrer nas eleições. Apenas dois partidos, o Cidadania com oito candidatos, e o PDT, com dois, tiveram todos os registros deferidos até o momento pela Justiça Eleitoral.

Em Arapiraca, a juíza da 55ª Zona Eleitoral, Ana Raquel da Silva Gama, é que está responsável pelo julgamento dos 363 registros de candidaturas apresentados, incluindo os do candidato a prefeito. Segundo informações do Cartório Eleitoral do município, parte dessas 266 candidaturas a vereador que aparecem com status de “aguardando julgamento” foram deferidas, e as decisões favoráveis constam na página do processo de registro de candidatura de cada um, e a atualização no DivulgaCand é que continua pendente.

Há situações também em que as candidaturas foram indeferidas pela 55ª Zona, mas que no DivulgaCand continuam sob análise. É a situação de 11 dos 18 candidatos registrados pelo PSC. Eles tiveram os registro indeferidos por recomendação do Ministério Público Eleitoral, por descumprimento de requisitos eleitorais, como por exemplo deixar de entregar parte dos documentos exigidos, documentos ilegíveis e até mesmo a falta de quitação eleitoral por ter deixado de votar em uma eleição e não ter apresentado justificativa.

Os candidatos que tiveram os registros de candidatura indeferidos pela 55ª Zona, ainda podem recorrer da decisão nas esferas superiores.

O DivulgaCand traz também cinco políticos que renunciaram às candidaturas, do PSC, PTC, DEM, PL e PMN. O vereador Jario Barros (PROS), anunciou semanas atrás a desistência da candidatura, mas no sistema a candidatura dele permanece como “aguardando julgamento”.