Artistas fazem protesto virtual contra atraso no repasse de recursos pela prefeitura de Arapiraca
Se os recursos não forem pagos até 31 de dezembro, o dinheiro volta para o Governo Federal

Artistas e produtores culturais de Arapiraca estão aflitos e com medo de que Arapiraca perca os recursos federais da Lei Aldir Blanc, que são destinados para o pagamento do auxílio emergencial da categoria, que passou vários meses sem trabalhar devido a pandemia de coronavírus.
Se não forem repassados até a próxima quinta-feira (31), os recursos serão devolvidos para o governo federal. De acordo com eles, por irresponsabilidade da atual gestão da Prefeitura de Arapiraca, nem o resultado preliminar com a lista dos beneficiados foi divulgado ainda.
"Há alguns dias, a secretária de Cultura garantiu que o resultado preliminar, que já está atrasado, iria sair hoje, dia 24 de dezembro. Mas, nós ficamos sabendo, através do subsecretário, que o resultado só será divulgado na segunda, o que torna o calendário de pagamento anida mais apertado. Estamos com medo de perdermos este recurso", desabafou um produtor cultural que preferiu ter a identidade preservada.
De acordo com print encaminhado pelo grupo à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, o subsecretário de cultura disse que o atraso foi motivado pelos trâmites burocráticos de outros departamentos da prefeitura.

Protesto Virtual
Revoltados com a ingerência dos recursos da Lei Aldir Blanc por parte da prefeitura, alguns artistas e produtores culturais de Arapiraca utilizaram suas redes sociais para desabafar.
Em um vídeo, o artista circense Júnior Silveira, conhecido em Arapiraca como Palhaço Mixuruca, ratificou que a categoria está aflita com essa demora. Ele fez um apelo a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) para que ela possa convocar os secretários responsáveis e resolver esse impasse o mais rápido possível.
"Quero pedir a prefeita Fabiana Pessoa que convide os secretários envolvidos com a parte burocrática para que eles possam se debruçar durante o final de semana e evitar que a gente corra o risco de perder esses recursos, que farão muita falta para os artistas que estão há tanto tempo sem trabalhar", finalizou.
Cronograma
No cronograma referente aos trâmites para o pagamento, encaminhado pela secretaria aos artistas, o resultado preliminar deveria ter saído hoje.
Segundo as informações do município, segunda (28) e terça-feira (29), seriam os dias destinados aos pedidos de recursos contra o resultado preliminar.
O resultado final e o pagamento, estaria previsto, portanto, para o dia subsequente, 30 de dezembro.
Lei Aldir Blanc
É um programa do Governo Federal que prevê o auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com o impacto das medidas de distanciamento social durante a pandemia de coronavírus.
Foram liberados R$ 3 bilhões para os estados, municípios e o Distrito Federal, que poderão ser destinados a manutenção de espaços culturais, pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram suas atividades interrompidas, e instrumentos como editais e chamadas públicas.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
