Alunos da Pestalozzi de Arapiraca iniciam curso de fotografia
A jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto ministra o curso

Alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi (Caeep) de Arapiraca iniciaram, neste mês, um curso de fotografia. As aulas teóricas são realizadas na seda da Pestalozzi, no bairro Itapoã, e as aulas práticas em museus, bibliotecas e outros pontos culturais do município.
O curso intitulado "Olhar Especial" conta com a participação de 15 alunos do Caeep, e tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes usando a tecnologia dos aparelhos celulares registrando os cenários fotográficos do patrimônio cultural arapiraquense.

A jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto, que ministra o curso com duração de três meses, explica que além do olhar fotográfico com mais técnica e detalhe no que está sendo registrado, os alunos também são estimulados a conhecer obras dos artistas arapiraquenses, bem como o patrimônio imaterial, a exemplo da cultura do fumo, das cantigas das destaladeiras, coco de roda do Mestre Nelson Rosa, dentre outros.
" Na primeira semana do curso, os alunos puderam conhecer e fotografar a exposição dos artistas plásticos Jean Marcelo e Cícero Brito, a biblioteca Pedro de França Reis, o museu Zezito Guedes, e outros acervos históricos do município", contou Rizzatto.

O curso também envolve os pais do alunos especiais, pois alguns deles, acompanham os filhos nessa jornada fotográfica e cultural e também registram o acervo do patrimônio histórico de Arapiraca.
O curso é desenvolvido em parceria com a produtora cultural, arte-educadora e psicóloga Kelcy Mary Ferreira, que trabalhou no Sesc durante 20 anos desenvolvendo projetos ligados à cultura.
" É um curso construído a partir de um olhar coletivo. A cada aula são despertadas novas sensações e emoções a partir da sensibilidade desse alunos", finalizou Lourdes Rizzatto.
Olhar Especial
O Olhar Especial é um dos projetos selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas por meio de editais de fomento à cultura com recursos da Lei Aldir Blanc.
O Olhar Especial foi o quarto projeto selecionado no Prêmio Vera Arruda que contempla segmentos nas artes visuais, fotografia, design, moda e cultura digital.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
