Alunos da Pestalozzi de Arapiraca iniciam curso de fotografia
A jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto ministra o curso
Alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi (Caeep) de Arapiraca iniciaram, neste mês, um curso de fotografia. As aulas teóricas são realizadas na seda da Pestalozzi, no bairro Itapoã, e as aulas práticas em museus, bibliotecas e outros pontos culturais do município.
O curso intitulado "Olhar Especial" conta com a participação de 15 alunos do Caeep, e tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes usando a tecnologia dos aparelhos celulares registrando os cenários fotográficos do patrimônio cultural arapiraquense.

A jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto, que ministra o curso com duração de três meses, explica que além do olhar fotográfico com mais técnica e detalhe no que está sendo registrado, os alunos também são estimulados a conhecer obras dos artistas arapiraquenses, bem como o patrimônio imaterial, a exemplo da cultura do fumo, das cantigas das destaladeiras, coco de roda do Mestre Nelson Rosa, dentre outros.
" Na primeira semana do curso, os alunos puderam conhecer e fotografar a exposição dos artistas plásticos Jean Marcelo e Cícero Brito, a biblioteca Pedro de França Reis, o museu Zezito Guedes, e outros acervos históricos do município", contou Rizzatto.

O curso também envolve os pais do alunos especiais, pois alguns deles, acompanham os filhos nessa jornada fotográfica e cultural e também registram o acervo do patrimônio histórico de Arapiraca.
O curso é desenvolvido em parceria com a produtora cultural, arte-educadora e psicóloga Kelcy Mary Ferreira, que trabalhou no Sesc durante 20 anos desenvolvendo projetos ligados à cultura.
" É um curso construído a partir de um olhar coletivo. A cada aula são despertadas novas sensações e emoções a partir da sensibilidade desse alunos", finalizou Lourdes Rizzatto.
Olhar Especial
O Olhar Especial é um dos projetos selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas por meio de editais de fomento à cultura com recursos da Lei Aldir Blanc.
O Olhar Especial foi o quarto projeto selecionado no Prêmio Vera Arruda que contempla segmentos nas artes visuais, fotografia, design, moda e cultura digital.
Últimas notícias
Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão
Alagoas sedia lançamento oficial dos Cadernos da Primeira Infância em evento na Serra da Barriga
Trabalhador cai da carroceria de caminhão e é atingido por pedaço de madeira
Congresso aprova crédito de R$ 42 bi para Previdência e Bolsa Família
Câmara presta homenagem a defensores dos direitos de crianças e adolescentes
Polícia Civil retira criança de 2 anos da guarda da tia no bairro da Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
