Cemitério Santo Antônio realizou mais de 220 enterros durante a pandemia
Os enterros são feitos com rígidos protocolos, inclusive sobre o tempo de duração, sem direito a funeral e com um número reduzido de pessoas
Perder um ente querido já é difícil em circunstâncias normais, mas a dor é ainda maior quando a causa da morte é a Covid-19. É que devido o alto poder de contágio do coronavírus, infelizmente os enterros são feitos com rígidos protocolos, inclusive sobre o tempo de duração, sem direito a funeral e com um número reduzido de pessoas.
O fluxo do corpo após a morte é uma orientação nacional ratificada através de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Sendo assim, a Prefeitura orienta que todas as mortes confirmadas ou sob investigação de Covid-19 devem ser direcionadas para o Cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Verdes Campos.
De acordo com relatório emitido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, durante a pandemia, o local já recebeu mais de 220 enterros de mortes relacionados a doença.
As equipes de coveiros do Cemitério Santo Antônio passaram por capacitação para garantir segurança sanitária durante o manejo dos caixões, que infelizmente precisam estar totalmente lacrados desde quando saem do hospital.
"Essa é uma dor que não desejamos para ninguém. Por isso nós falamos sempre na importância dos protocolos de segurança. Usar máscara ao sair de casa e higienizar sempre mãos e superfícies são tarefas fáceis e que precisam ser seguidas para evitar mais mortes", disse a coordenadora de Epidemiologia da Prefeitura de Arapiraca, assistente social Ana Lúcia.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar leva sua trajetória de combate ao crime na disputa ao Senado
Mulher é presa acusada de sequestro e cárcere privado contra irmã em Rio Largo
Estudante de 13 anos morre após passar mal dentro de escola em Maceió
Jovem é arrastado por grupo encapuzado e é executado em grota de Maceió
Câmara de Maceió aprova LDO de 2027 com previsão de orçamento de R$ 5,7 bi
Justiça cassa chapa do PSB e mandato de vereador em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
