Pandemia: estabelecimentos de Arapiraca são notificados após Vigilância Sanitária constatar irregularidades
A ação faz parte de uma uma série de medidas adotadas para a intensificação do cumprimento aos Protocolos Sanitários

A Vigilância Sanitária de Arapiraca intensificou as ações de fiscalização aos estabelecimentos comerciais de Arapiraca. Na manhã desta quinta-feira (4), alguns dos locais visitando pelos fiscais foram notificados por não cumprirem as medidas de segurança contra a Covid-19 impostas através de Decreto Estadual.
A ação faz parte de uma uma série de medidas adotadas para a intensificação do cumprimento aos Protocolos Sanitários, e em resposta ao aumento no número de casos positivos em Arapiraca.
Durante encontro realizado nessa quarta-feira (3), a secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, apresentou o último Boletim Epidemiológico e ratificou a necessidade de intensificar as ações de prevenção. A reunião contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, que destacou a necessidade de ações de prevenção, fiscalização e de atendimento a população em novos espaços, a exemplo do Complexo Multiprofissional de Atendimento, que deverá ser inauguração de imediato.

“Os números evidenciam que está havendo um relaxamento por parte da população. Devemos continuar fazendo o trabalho de prevenção, mas as pessoas também precisam voltar a ter os cuidados de antes, como usar máscaras, álcool em gel, lavar as mãos, manter distanciamento e evitar aglomerações”, reforçou a médica.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, o enfermeiro Diego Albuquerque, o mutirão de fiscalização foi iniciado em alguns prédios públicos municipais, como o Centro Administrativo e o Mercado Público, onde os profissionais foram orientados a cumprir protocolos mais rígidos.
Em seguida, as equipes da Vigilância Sanitária se dirigiram para a outros estabelecimentos, como supermercados de grande porte, bancos e instituições financeiras, academias e farmácias.
“Hoje notificamos várias empresas que estavam negligenciando os cuidados contra a pandemia e cobramos aos responsáveis o cumprimento das medidas de prevenção estabelecidas em decreto”, disse o profissional de saúde.
Irregularidades
Dentre as principais irregularidades encontradas estão o uso integral de estacionamentos, desrespeitando a limitação de público; o desrespeito ao uso de máscaras de proteção; desrespeito ao distanciamento social; aglomerações; e até estabelecimentos sem álcool em gel.
“Nossas equipes se depararam com erros simples, como gente transitando sem máscaras no centro da cidade e até mesmo dentro das lojas. São ações pequenas que geram resultado e para podemos nos livrar dessa pandemia, precisamos da ajuda de todos”, finalizou o coordenador da Vigilância Sanitária.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
