[Vídeo] Antes de proibição de transporte intermunicipal, ônibus seguem superlotados no Agreste
Moradora de Feira Grande gravou viagem de ônibus feita para Arapiraca mostrando vários passageiros em pé
As aglomerações são hoje o principal desafio das autoridades na tentativa de frear o avanço da transmissão do coronavírus. O governador Renan Filho (MDB) deixou isso bem claro, na tarde de terça-feira (16), ao anunciar as novas medidas válidas para todo o Estado, entre elas, a suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, que passa a valer a partir de sexta-feira (19).
A determinação vai impedir que situações como a registrada por uma moradora de Feira Grande, continuem a acontecer. Ela filmou a superlotação no ônibus que seguia para Arapiraca na segunda-feira (15), em descumprimento ao decreto que ainda está em vigor, que determina que os veículos devem seguir com no máximo 50% dos assentos ocupados.
“Além de todos os assentos lotados, muita gente viajando em pé e a cobradora do ônibus ainda gritava para os passageiros irem mais para a frente porque mais gente iria entrar”, afirma a mulher, que disse não saber se a superlotação estava relacionada à feira livre de Arapiraca.
A moradora de Feira Grande - que pediu para não ter o nome divulgado por receio de retaliação - disse ter ficado chocada com a quantidade de pessoas dentro do veículo. “Mesmo que não houvesse a pandemia, o veículo não deveria viajar com passageiros em pé, por uma questão de segurança mesmo. E nesse momento que estamos passando, menos ainda”, ressaltou.
Os municípios de Feira Grande e Arapiraca, assim como todo o território do Agreste e Sertão de Alagoas, está na fase vermelha do Plano de Distanciamento Controlado. Entre as medidas adotadas para evitar o aumento de casos de Covid-19 estabelecidas no decreto, está que os transportes intermunicipais devem funcionar com apenas metade dos assentos ocupados. Bem diferente da situação registrada pela mulher.
“Tanto na ida, como na volta, o ônibus estava superlotado, com as pessoas encostando uma nas outras. Mesmo com todos usando máscara, sei que o perigo é grande”, declarou a mulher, que pediu para não ter o nome divulgado.

A prefeitura de Arapiraca informou que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é responsável apenas pela fiscalização dos ônibus que circulam dentro do município. Segundo o órgão, as fiscalizações estão impedindo a superlotação dos veículos e, em breve, será realizada uma reunião com os representantes das empresas para reforçar a necessidade da adoção das medidas preventivas.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
