Arapiraca

Prefeitura abre matrículas para EJA em módulos voltados para mercado de trabalho em Arapiraca

Proposta de ensino por módulos tem como objetivo acelerar profissionalização de jovens e adultos

Por 7Segundos 12/04/2021 11h11 - Atualizado em 12/04/2021 11h11
Prefeitura abre matrículas para EJA em módulos voltados para mercado de trabalho em Arapiraca
Matrículas estão abertas em escolas da rede municipal listadas - Foto: Prefeitura de Arapiraca

Cursos profissionalizantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão com matrículas abertas em Arapiraca. A Secretaria Municipal de Educação oferta nove eixos a serem escolhidos pelos alunos, cada um deles divididos em módulos para acelerar a profissionalização, segundo a articuladora pedagógica do EJA, Carla Emanuele Messias de Farias.

“A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca traz uma novidade fantástica para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município. A proposta é ofertar o ensino em módulos, em consonância com as diretrizes curriculares e os princípios norteadores das práticas pedagógicas determinadas pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases, enfatizando o acesso ao conhecimento e ao mundo do trabalho, dando assim oportunidade para os alunos que historicamente foram excluídos do direito à educação a concluírem o ensino fundamental atrelado ao mundo profissional”, destacou.

Carla Emanuele afirma que o ensino modular utiliza práticas pedagógicas inovadoras, com a realização de projetos integradores, oficinas e diário de bordo. “Essas práticas servem para estimular saberes de todas as áreas do conhecimento, atrelados ao projeto de vida dos estudantes, com a articulação com o mundo do trabalho”, explicou.

O EJA Profissionalizante tem como público-alvo, jovens a partir dos 15 anos de idade, especialmente aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental. No momento da matrícula, eles podem escolher um dos eixos listados: 3D e Games, Animação e Design, Artesanato, Cotidiano, Culinária e Gastronomia, Doces e Confeitaria, Estética e Beleza, Eventos e Turismo, ou Fotografia e Vídeo.

As matrículas estarão abertas até o dia 03 de maio e poderão ser feitas em uma das escolas abaixo, que servirão de polo para as aulas:

Escola 31 de Março;
Escola Djalma Matheus Santana;
Escola Crispiniano Ferreira de Brito;
Escola Domingos Lopes da Silva;
Escola Hugo José Camelo Lima;
Escola João Batista Pereira da Silva;
Escola Pedro Suruagy;
Escola Laury Capistrano da Silva;
Escola Professor Lourenço de Almeida.