Técnicos e pacientes superam traumas da Covid-19 com a ajuda de psicólogos do HEA
Humanização no atendimento dos pacientes e atenção especial aos acompanhantes fazem toda a diferença

A necessidade do distanciamento temporário entre familiares e pacientes, nas enfermarias e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais, geram traumas emocionais por conta da Covid-19. Essa rotina também provoca muita ansiedade nos profissionais de saúde que atuam no combate à doença. Nesse atual contexto, a atuação dos psicólogos vem ganhando cada vez mais importância no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, com o trabalho de humanização no atendimento.
As ações incluem visitas diárias nos leitos dos pacientes na ala de tratamento da Covid-19, bem como, no setor de traumas da maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “A gente chega ao hospital e, juntos, oferecemos atendimento até para acompanhantes que necessitam do serviço. É necessário garantir o fortalecimento do vínculo, que é de suma importância para o paciente hospitalizado, através do contato familiar”, explica o psicólogo Wagner de Souza.

Ele relata que, no Hospital de Emergência do Agreste, em muitas ocasiões, são realizadas ligações telefônicas para que o paciente possa conversar com seus parentes. O especialista diz que o trabalho tem total apoio da coordenação do setor e da gerência geral do HE do Agreste.
O psicólogo Wagner de Souza faz um percurso diário pelos corredores do hospital, conversando com as pessoas para amenizar o sofrimento físico e mental provocado pela doença. “Passamos de leito em leito para avaliar o estado emocional dos pacientes acometidos da doença, como também dos profissionais de saúde. Essa interação tem sido muito importante na recuperação dos pacientes e no trabalho das equipes”, afirma o psicólogo.
Últimas notícias

Veículo da SMTT de Maragogi colide contra cavalo na rodovia AL 101 Norte

Homem é preso por agredir ex-companheira após recusa de relação sexual em Alagoas

Empresário agrediu cunhada antes de ser assassinado em Arapiraca, diz polícia

Primeiro dia de São João no Lago da Perucaba reúne mais de 80 mil pessoas em Arapiraca

Em derrota para governo, Câmara derruba aumento do IOF; Senado ainda votará

Festejar com respeito: deputado Leonam propõe reflexão sobre fogos com estampido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
