Uneal, Ufal e Ifal fazem parceria para incentivar produção de própolis do interior de AL
Nesta parceria, a proposta é fomentar a cadeia de produção da própolis nas regiões Agreste e Semiárido de Alagoas
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Odilon Máximo, recebeu, na última terça-feira (20), professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para debater o desenvolvimento de um projeto conjunto focado no estudo da própolis e suas aplicações farmacêuticas no Polo Agroalimentar de Arapiraca, localizado no Povoado Bananeiras.
Nesta parceria, a proposta é fomentar a cadeia de produção da própolis nas regiões Agreste e Semiárido de Alagoas, assessorando os produtores locais com as análises físico-química e microbiológica em laboratório, por meio do isolamento dos compostos da própolis, o que deve gerar ganhos para os apicultores, uma vez que o valor agregado da própolis é superior ao do mel no mercado.
Participam da iniciativa, os professores Ticiano Gomes (Ufal); Demétrius Morrila (Ifal); Johnnatan Duarte (Ifal); a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, Ariane Loudemila Silva de Albuquerque; o coordenador de Pesquisa, Abel Barbosa Lira Neto, e os docentes Maria do Carmo Carneiro e Jhonatan David Santos das Neves.
De acordo com o reitor Odilon Máximo, também será dada continuidade aos demais trabalhos do Polo Agroalimentar, dentro das possibilidades permitidas na atual fase da pandemia. “Nossa intenção é retomar as atividades no Polo Agroalimentar, além de realizar uma reformar no local e lançar novos editais de pesquisa”, frisou o reitor Odilon Máximo.
O vice-reitor Anderson Barros e a pró-reitora de Planejamento e Gestão, Rejane Viana, estiveram presentes na reunião.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
