[Vídeo] SMTT de Arapiraca dá início à campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito
O objetivo é reduzir o número de acidentes na região para uma maior segurança de condutores e pedestres
Respeitar as leis do trânsito é fundamental para evitar atropelamentos, acidentes e colisões. Com esse propósito a SMTT de Arapiraca deu início nesta terça-feira (04) à campanha Maio Amarelo na cidade.
A campanha teve início com uma carreata organizada pela SMTT pelas pelas principais ruas do Centro de Arapiraca, finalizando o percurso na Praça Luiz Pereira Lima. Participaram agentes da SMTT, pliciais do BPRv, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, representantes da Unidade de Emergência do Agreste, Detran-AL e Sets/Senat.
O Centro foi o local escolhido para o início da campanha para que a população de uma forma geral pudesse tomar conhecimento da importância de se respeitar a sinalização de trânsito, incluindo também as faixas de travessia para pedestres.
Para que a carreata atingisse seu objetivo e terminasse de forma rápida sem causar maiores problemas e congestionamentos, viaturas da SMTT seguiam à frente se posicionando em semáforos e cruzamentos para dar fluidez ao tráfego.

Agentes da SMTT e policiais do BPRv na abertura da campanha Maio Amarelo em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz / Sete Segundos
O Superintendente da SMTT de Arapiraca, Josenildo Souza, destacou a importância da campanha para que os condutores e pedestres passem a respeitar mais a legislação de trânsito, evitando que se envolvam em acidentes que podem ser evitados simplesmente ao cumprir o que diz a sinalização, seja nas vias urbanas como também nas rodovias. "Outras ações serão desencadeadas durante este mês aqui em Arapiraca para que as pessoas fiquem mais conscientes do papel que ocupam no trânsito", disse Josenildo Souza.
Motos
De janeiro a março de 2021, a Unidade de Emergência do Agreste registrou o atendimento a mais de 2.685 pessoas vítimas de acidentes. Em relação às motocicletas, o hospital já atendeu durante todo este ano 2.802 pessoas com traumas provocados por quedas e colisões envolvendo motos.
A Analista de Trânsito do Detran-AL e representante do Movimento Maio Amarelo junto ao Observatório Nacional de Segurança Viária, Edira Soares, informou que apesar das estatísticas de acidentes ainda serem altas na região, tendo os motociclistas como as principais vítimas, houve uma redução de 8,8% no atendimento às vitimas de acidentes de trânsito na Unidade de Emergência do Agreste nos últimos cinco anos, o que representa, segundo Edira Soares, mil vidas salvas durante esse período.
Já em Alagoas, as estatísticas mostram que entre 2016 e 2021, as mortes em acidentes de trânsito de uma forma geral, mesmo sendo altas, sofreram uma redução de 20%. "Isso mostra o resultado desse esforço conjunto dos órgãos que fazem a segurança no trânsito em Alagoas e em todo o país, por isso a importância da Maio Amarelo", finalizou a Analista de Trânsito do Detran-AL.
Veja o vídeo:
Últimas notícias
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
IPVA 2026: Secretaria da Fazenda confirma desconto para pagamento à vista
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
