Cidades

[Vídeo] Casa de Custódia de Arapiraca vai passar por reforma geral nos próximos meses

Secretário de Ressocialização avaliou a situação do prédio acompanhado por corpo técnico da Seris

Por Sete Segundos 11/05/2021 12h12 - Atualizado em 11/05/2021 15h03
[Vídeo] Casa de Custódia de Arapiraca vai passar por reforma geral nos próximos meses
Casa de Custódia de Arapiraca, antiga Delegacia Regional, será reformada este ano - Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

A Casa de Custódia de Arapiraca, localizada no Bairro Jardim Tropical, bem ao lado do prédio do IML, voltou a ficar movimentada depois de alguns meses, mas não por causa do retorno dos 72 presos custodiados que foram transferidos temporariamente para o Presídio do Agreste em Girau do Ponciano em fevereiro deste ano. A movimentação, desta vez, se deu por conta da visita do Secretário Estadual de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) ao local, Coronel Marcos Sérgio de Freitas. O Secretário planeja fazer uma reforma geral no prédio e para dar início às obras, precisou fazer um levantamento sobre a atual situação do lugar. Para isso, trouxe de Maceió vários técnicos da Pasta. Detentos do Presídio do Agreste foram trazidos para o local para retirar o mato que crescia em frente ao prédio.

Corpo técnico da Seris discute com Secretário de Ressocialização, medidas para a reforma da Casa de Custódia de Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Expectativa

O Secretário de Ressocialização, Coronel Marcos Sérgio, disse que a reforma no prédio da Casa de Custódia tem também o objetivo de desafogar o trabalho dos policiais civis já que o Governo do Estado anunciou a realização de concurso público para a polícia penal, reforçando o contingente nesse setor e evitando que os agentes de polícia civil permaneçam tomando conta de presos. A expectativa é que os presos custodiados que foram transferidos para o Presídio do Agreste em fevereiro deste ano por conta do planejamento da reforma, retornem para a nova Casa de Custódia dentro de alguns meses, assim que as obras forem concluída. 

Reforma

O Engenheiro da Seris, Marconi Henrique, acompanhou a visita técnica e citou algumas intervenções que precisam ser feitas no prédio, como a substituição do piso de cerâmica por um de granilite para proporcionar maior segurança aos usuários do local, além de uma pintura nova seguindo os padrões adotados pela Secretaria em todas as unidades prisionais do Estado, conserto de infiltrações, reparos nas instalações elétrica e hidráulica, e ainda a retirada de todas as grades do 1º andar do prédio porque depois da reforma, o espaço vai acomodar os alojamentos dos agentes penais e todo o pessoal do setor administrativo da Casa de Custódia. Levando em conta tudo isso, eu acredito que a reforma não dure mais que 90 dias, a contar a partir da ordem para o início das obras", concluiu o engenheiro.

Celas da Casa de Custódia de Arapiraca, onde já funcionou a Delegacia Regional da cidade. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

História

Até o ano de 2010, o prédio onde fica a Casa de Custódia funcionava como Delegacia Regional de Arapiraca. A mudança aconteceu em consequência da construção do prédio da Central de Polícia, no Bairro Baixão, para onde a Delegacia Regional foi transferida e permanece em funcionamento até os dias de hoje.  

Entrevista

O Secretário Estadual de Ressocialização e Inclusão Social, Coronel Marcos Sérgio, concedeu entrevista exclusiva ao ao Portal Sete Segundos, onde fala sobre a reforma da Casa de Custódia, concurso para Polícia Penal, a investigação de supostas vendas de visitas no Presídio do Agreste durante a pandemia e a vacinação dos reeducandos do sistema prisional: