Alagoas

Arsal fiscaliza qualidade da água em 23 municípios do interior de Alagoas

Técnicos estão contando com equipamentos de ponta em ações de monitoramento

Por 7Segundos com Ascom Arsal 14/05/2021 12h12
Arsal fiscaliza qualidade da água em 23 municípios do interior de Alagoas
Técnicos da Arsal fiscalizam funcionamento de sistemas de abastecimento - Foto: Ascom Arsal

Um total de 23 municípios nas regiões Metropolitana, Leste, Serrana, Agreste, Bacia Leiteira e Sertão terão os sistemas de abastecimento de água e de saneamento fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços (Arsal) neste mês de maio. A ação tem como objetivo monitorar de perto a qualidade, continuidade e segurança do fornecimento de água e lançamento de esgotos domésticos em Alagoas.

As equipes aferem a situação e o andamento de obras de melhorias, a parte técnica, comercial e operacional dos sistemas de abastecimento de água; os indicadores de qualidade — que começam a ser aferidos a partir de então com os novos equipamentos adquiridos pela Agência —, bem como gestão de contratos, entre outras demandas.

E é no escritório, na sede da Arsal, que o trabalho de regulação é consolidado, sempre norteado pelas normativas que preconizam e regulamentam o serviço.

“O usuário passa a ter transparência a respeito daquele produto que chega à sua residência. Um necessário e importante trabalho, já que estamos falando de um bem natural, que é de direito de cada cidadão: a água”, pontua o gerente de saneamento, Dênis Costa.

E o gerente explica como o calendário de fiscalização é definido. “A nossa programação é definida com base em controles internos de retornos e despachos de processos, bem como por meio das demandas levantadas pelos usuários por meio da Ouvidoria da Agência”.

Caso a população queira registrar alguma denúncia, essa deve ser feita primeiramente à Ouvidoria da Casal, no seguinte endereço eletrônico https://www.casal.al.gov.br/ouvidoria/, caso o problema não seja solucionado, dentro do prazo estabelecido pela Companhia, a denúncia deve ser registrada na Ouvidoria da Arsal, por meio do número 0800 284-0429 [ligações de qualquer telefone] das 8h às 15h; ou acessando o site www.arsal.al.gov.br e clicando no banner Ouvidoria Alagoas [esse disponível a qualquer hora e dia da semana].