Prefeitura de Arapiraca, MPF e MPE definem novas ações para enfrentamento à pandemia da Covid-19
Ainda durante a audiência virtual, promotor Rogério Paranhos sugeriu ampliar as ações da Força-Tarefa no município

O prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, participaram de audiência virtual, na tarde desta quarta-feira (9), com o representante do Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Bruno Rijo Lamenha, e os representantes do Ministério Público Estadual (MPE), os promotores de justiça Lucas Mascarenhas e Rogério Paranhos, para definirem novas ações conjuntas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município.
A audiência foi solicitada pelo procurador e promotores do MPF e MPE, por conta da lotação dos leitos exclusivos de UTI e de enfermaria nos três maiores hospitais da cidade.
Durante a conferência, que também contou com a participação da coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Mônica Suzy; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira; do procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho, e da assistente social Tâmara Íris, representante do Hospital Djacy Barbosa, o grupo debateu propostas para ampliação do número de leitos clínicos e de UTI para pacientes acometidos da Covid-19, bem como o reforço das ações da força-tarefa de fiscalização para o cumprimento das medidas educativas e protetivas a fim de evitar ainda mais a proliferação do vírus.

A assistente social Tâmara Íris disse, na ocasião, que o Hospital Djacy Barbosa se colocava à disposição da sociedade para retomar as atividades e possibilitar o aumento de leitos no município.
“A unidade funcionou até setembro do ano passado, em parceria com o município e a Secretaria Estadual de Saúde. Estamos seguindo todas as normas sanitárias e de segurança para a reabertura do hospital”, acrescentou.
Por sua vez, a secretária de Saúde de Arapiraca, a médica-infectologista Luciana Fonseca, fez uma sugestão para que, nesta quinta-feira (10), uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária Municipal realize uma nova inspeção no hospital, com o apoio do Conselho Regional de Medicina de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a fim de atestar a reabertura e a viabilidade técnica para o funcionamento do hospital, com a implantação de novos leitos de UTI e enfermaria para a população.
Ainda durante a audiência, a secretária Luciana Fonseca agradeceu o apoio que o setor de saúde pública vem recebendo do prefeito Luciano Barbosa, mais especificamente nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, citando a implantação do Complexo Multiprofisisonal de Saúde Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande.
“Essa unidade conta com equipes altamente qualificadas, é uma referência em Alagoas, e reforçando muito o nosso atendimento especializado às pessoas que chegam com os primeiros sintomas da doença”, enfatizou a secretária.
O promotor de justiça Rogério Paranhos, ao final dos debates, propôs uma reunião, na manhã da próxima sexta-feira (11), na sede do MPE, em Arapiraca, com a participação do comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.
O representante do Ministério Público Estadual sugere que sejam debatidas novas estratégias de reforço às ações da força-tarefa e da Vigilância Sanitária Municipal, com o propósito de evitar aglomerações e desrespeito às medidas de segurança nesse período de pandemia da Covid-19 no município.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
