Cultura

Premiado curta-metragem alagoano será exibido neste sábado no projeto Cinema no Campus da Uneal

A Barca já participou de 70 festivais e recebeu 25 prêmios; curta-metragem tem o apoio da Uneal e direção do professor e pesquisador Nilton Resende

Por Sete Segundos com Assessoria 11/06/2021 08h08 - Atualizado em 11/06/2021 09h09
Premiado curta-metragem alagoano será exibido neste sábado no projeto Cinema no Campus da Uneal
Curta-metragem "A Barca" foi selecionado para vários festivais e recebeu várias premiações - Foto: Assessoria

Selecionado para mais de 70 festivais e com 25 prêmios no Brasil e no exterior, o curta-metragem "A Barca" será exibido neste sábado (12), às 19:30hs, através do projeto Cinema no Campus. A exibição será no formato on line através do canal da Uneal no youtube. "A Barca” é o primeiro filme dirigido pelo pesquisador, professor, ator e escritor Nilton Resende, do Campus da Uneal em União dos Palmares. Após a exibição do curta, Nilton Resende vai participar de um bate-papo com o público pelo canal da Uneal.

Pesquisador e professor da Uneal, Nilton Resende, diretor do curta-metragem A Barca. Foto: assessoria

O filme é uma adaptação do conto “Natal na Barca” da consagrada escritora paulista Lygia Fagundes Telles e tem o seu roteiro adaptado para a travessia em um barco em uma noite de Natal por entre os canais da lagoa Manguaba; e durante todo o filme o seu enredo se mantém sob um clima de uma permanente tensão. Tensão que se articula entre as personagens mediante o silêncio, os olhares esquivos, as poucas palavras trocadas. Tensão que silenciosamente impõe algumas perguntas: de onde essas pessoas vêm, para onde eles vão? É nesse clima, em meio a um silêncio fantasmagórico e intimista, que se desenrola o filme.

Premiado curta-metragem "A Barca" será exibido neste sábado no projeto Cinema no Campus da Uneal. Foto: assessoria

 “A Barca” é um dos dois curtas metragens brasileiros selecionados para a mostra competitiva do Festival de Cinema de Havana. Além disso, foi pontuado como um dos 15 melhores trabalhos de fotografia de 2020 pela Associação Brasileira de Cinematografia, e está entre os 22 curtas metragens pré-selecionados para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2021), cuja curadoria é feita por associações de críticos de todo o país. Então, é ver e conferir.

Assista "A Barca" ao Vivo no dia 12/06 às 19:30 pelo Link: https://youtu.be/gbjkVm_bNmg